OP Cascais 2018 | Vote de 3 novembro a 7 de dezembro

Entre os dias 3 novembro e 7 de dezembro decorre em Cascais pelo 8.º ano consecutivo, a votação no Orçamento Participativo. Sejam projetos do coração ou da razão, este ano há dois projetos que precisam do seu voto. Participe!

Ao todo há 39 projetos propostos por cidadãos que visam a melhoria da qualidade de vida na comunidade, em 15 áreas diferentes. O fio condutor é, mais uma vez, a decisão ou codecisão, sobre como pode ser aplicada parte da verba do orçamento municipal por quem vive o território. 

Fruto de sete anos de participação, os munícipes que acreditam nesta ferramenta de cidadania participativa deram ao concelho um novo rosto, facilmente identificado por um mapa de 115 projetos que representam um investimento de mais de 22 milhões de euros. “Em cada 0,5 km há uma obra OP concretizada ou em vias de concretização”, orgulha-se Joana Balsemão, vereadora da Cidadania na Câmara Municipal de Cascais. “Isto é a prova viva de que as pessoas se preocupam e estão empenhadas em transformar o espaço da sua rua, do seu bairro, do seu concelho e o município está com elas, pois temos uma taxa de execução de 95%”, acrescenta.

Este ano, tal como na edição anterior, um voto positivo desdobra-se em dois, sendo que agora é obrigatório votar em dois projetos de áreas diferentes sob pena de o voto poder ser inválido. “É importante votar com o coração, ou seja, no projeto que defendemos nas sessões públicas, mas também no projeto da razão, ou seja, aquele que reconhecemos fazer mais falta de entre todos os outros propostos”, explica Joana Balsemão.


Mas como votar?

Basta dispor de um n.º de telemóvel válido e de um código de votação. Para saber quais os projetos em votação é preciso aceder ao Jornal C ou visitar a exposição patente de 3/nov a 7/dez no piso 1 do CascaiShopping (Praça Zara). Online encontra-se toda a informação em cascais.pt ou cascaisparticipa.pt. Pode também navegar na internet nas páginas dos proponentes.

A partir daqui é muito simples. Apenas é preciso enviar um SMS gratuito para 4343 (só contam votos enviados a partir de dia 3/nov.) indicando o código de projeto OPxx e o código de votação (disponível em vários locais, ver aqui). Terminada a votação no 1.º projeto, e se o voto for positivo, terá de se indicar o código do segundo projeto seguido do mesmo código de votação. Atenção que só é válida uma votação por n.º de telemóvel. Um código de votação permite 2 votos positivos ou 1 negativo.

Com um n.º de participantes crescente ao longo dos últimos anos, a votação também decorre online em cascaisparticipa.pt. Para votar desta forma também são necessários um número de telemóvel e um código de votação.


OP nas Redes sociais

Além dos sites e da página de facebook, a Câmara Municipal de Cascais dispõe ainda de uma linha Whatsapp +351 919 995 312.