Desde 2019, o programa Ágora Infantil passou a ser desenvolvido no Uruguai. Esta iniciativa foi implementada em escolas de mais de 60 municípios em Espanha, com resultados notáveis na melhoria das competências democráticas e do conhecimento político, empoderamento, bem-estar subjetivo e inclusão nos grupos participantes.
Um convênio entre a Coglobal e a Escola de Governança de San José (Uruguai) permitiu lançar esta iniciativa experimental de participação infantil em três escolas do departamento de San José. Tinha como objetivo permitir que os alunos da zona rural decidissem de forma autónoma o destino de um orçamento do município local, visando à melhoria da qualidade de vida nas suas localidades.
Com a convocatória para «Infância em Desenvolvimento Local - Seminário Internacional sobre a participação direta de crianças em idade escolar na tomada de decisões» , esperamos poder fazer uma avaliação pública da experiência do programa Ágora Infantil em contextos geográficos muito diferentes. Também o convidamos a refletir em termos gerais sobre o papel que crianças e adolescentes devem ter na esfera política local, seja no Uruguai, na Espanha ou noutros países.
O seminário oferecerá um diálogo sobre a participação infanto-juvenil, do local ao global, com palestrantes do meio escolar, administração pública, grupos de investigação e do mundo profissional. O evento tem o apoio de redes globais, como o Observatório Internacional de Democracia Participativa e People Powered.
O programa Ágora Infantil inspira-se tanto na participação aleatória dos minipúblicos como em experiências como orçamentos participativos, com um claro foco de inclusão dos perfis menos empoderados das turmas com as quais trabalha. A composição do grupo participante é quase aleatória, selecionando ao acaso uma ou várias turmas completas (com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos) de escolas pertencentes ao território de intervenção. Desta forma, o grupo participante apresentará uma diversidade de perfis semelhantes à população da faixa etária e território selecionados. Por este motivo, o desenho do Ágora Infantil é um complemento importante aos processos de participação por representação, condicionados pela autosseleção. Com pessoal treinado especificamente para dinamizar o grupo, as salas de aula tornam-se espaços de deliberação em que crianças e adolescentes analisam o seu ambiente, contribuem com ideias, debatem e constroem propostas coletivamente. Para isso, são utilizadas ferramentas inovadoras voltadas para o lúdico, a liberdade de expressão e o trabalho colaborativo em grupo, que permite a participação na perspetiva da infância e da adolescência e de acordo com suas necessidades.