OP Anadia Jovem: apresentação de propostas até dia 15 de junho

A Câmara Municipal de Anadia concluiu no passado dia 14 de maio, uma ronda de sessões de esclarecimento e de divulgação dedicadas ao Orçamento Participativo Anadia Jovem 2018 (OPAJ), direcionada para autarcas, responsáveis de coletividades, e alunos das escolas do concelho.

Depois da apresentação realizada nos Paços do Município de Anadia, no passado dia 4 de maio, seguiram-se sessões na Escola Básica e Secundária de Anadia, no Colégio Nossa Senhora da Assunção, e na Escola Profissional de Anadia, nos dias 8, 9 e 14 de maio, respetivamente.

A divulgação foi realizada pelos vereadores Lino Pintado e Ricardo Manão, e pelo Chefe da Divisão Financeira do Município de Anadia. Para além de uma pequena retrospetiva relativa à edição de 2017, com um ponto de situação acerca dos três projetos que se sagraram vencedores, foram dados a conhecer os principais aspetos do regulamento da presente edição, bem como a plataforma digital (www.anadiajovemparticipa.pt) através da qual podem, até ao próximo dia 15 de junho, ser submetidas as propostas. Estas podem ser igualmente apresentadas de forma presencial, através do preenchimento de um formulário.

O objetivo em 2018 é a apresentação de mais projetos e uma maior participação na votação por parte dos jovens (16 aos 35 anos). O OPAJ deste ano apresenta algumas alterações em relação ao do ano anterior, nomeadamente no valor global, que passou de 300 para 250 mil euros, sendo que cada projeto apresentado não poderá ultrapassar os 50 mil euros. Por outro lado, as propostas a apresentar têm de estar relacionadas com as temáticas da Cultura e do Empreendedorismo.

Podem submeter propostas ao OPAJ 2018 todos os jovens residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, previamente registados na plataforma de gestão do procedimento. Cada jovem pode promover o máximo de duas propostas, a título individual ou coletivo.

A divulgação e análise técnica dos projetos acontece entre 16 de junho a 15 de julho. De 1 de agosto a 30 de setembro decorre o período para votação das propostas, e o vencedor, ou vencedores, será conhecido durante o mês de outubro, sendo o projeto integrado no Orçamento Municipal para 2019.