PRÓXIMOS EVENTOS

Entre os dias 3 novembro e 7 de dezembro decorre em Cascais pelo 8.º ano consecutivo, a votação no Orçamento Participativo. Sejam projetos do coração ou da razão, este ano há dois projetos que precisam do seu voto. Participe!

Ao todo há 39 projetos propostos por cidadãos que visam a melhoria da qualidade de vida na comunidade, em 15 áreas diferentes. O fio condutor é, mais uma vez, a decisão ou codecisão, sobre como pode ser aplicada parte da verba do orçamento municipal por quem vive o território. 

Fruto de sete anos de participação, os munícipes que acreditam nesta ferramenta de cidadania participativa deram ao concelho um novo rosto, facilmente identificado por um mapa de 115 projetos que representam um investimento de mais de 22 milhões de euros. “Em cada 0,5 km há uma obra OP concretizada ou em vias de concretização”, orgulha-se Joana Balsemão, vereadora da Cidadania na Câmara Municipal de Cascais. “Isto é a prova viva de que as pessoas se preocupam e estão empenhadas em transformar o espaço da sua rua, do seu bairro, do seu concelho e o município está com elas, pois temos uma taxa de execução de 95%”, acrescenta.

Este ano, tal como na edição anterior, um voto positivo desdobra-se em dois, sendo que agora é obrigatório votar em dois projetos de áreas diferentes sob pena de o voto poder ser inválido. “É importante votar com o coração, ou seja, no projeto que defendemos nas sessões públicas, mas também no projeto da razão, ou seja, aquele que reconhecemos fazer mais falta de entre todos os outros propostos”, explica Joana Balsemão.


Mas como votar?

Basta dispor de um n.º de telemóvel válido e de um código de votação. Para saber quais os projetos em votação é preciso aceder ao Jornal C ou visitar a exposição patente de 3/nov a 7/dez no piso 1 do CascaiShopping (Praça Zara). Online encontra-se toda a informação em cascais.pt ou cascaisparticipa.pt. Pode também navegar na internet nas páginas dos proponentes.

A partir daqui é muito simples. Apenas é preciso enviar um SMS gratuito para 4343 (só contam votos enviados a partir de dia 3/nov.) indicando o código de projeto OPxx e o código de votação (disponível em vários locais, ver aqui). Terminada a votação no 1.º projeto, e se o voto for positivo, terá de se indicar o código do segundo projeto seguido do mesmo código de votação. Atenção que só é válida uma votação por n.º de telemóvel. Um código de votação permite 2 votos positivos ou 1 negativo.

Com um n.º de participantes crescente ao longo dos últimos anos, a votação também decorre online em cascaisparticipa.pt. Para votar desta forma também são necessários um número de telemóvel e um código de votação.


OP nas Redes sociais

Além dos sites e da página de facebook, a Câmara Municipal de Cascais dispõe ainda de uma linha Whatsapp +351 919 995 312.

A Câmara Municipal de Guimarães vem por este meio anunciar que as propostas vencedoras do Orçamento Participativo 2018 foram as seguintes:  Desporto Para todos (50 mil euros); Requalificação dos Pontilhões entre Brito e Silvares (50 mil euros) e Projeto OfiSénior (25 mil euros) referentes ao Nível 1.

No Nível 2 as propostas vencedoras foram: Requalificação da Nascente do Rio Selho (31 mil euros); Escola de Saberes (42 mil euros) e Reavivar Memórias (36 mil euros). Informa-se que Nível 1 reporta-se a propostas em áreas de intervenção com população (Censos 2011) igual ou superior a 4 mil habitantes, em que existia um número mínimo de votos de 500. O Nível 2 reporta-se a propostas em áreas de intervenção com população inferior a 4 mil habitantes, em que o número mínimo de votos correspondia a 10% da população (Censos 2011), posteriormente ajustado em proporção.

O número de propostas no Orçamento Participativo 2018 foi superior ao do ano anterior, registando-se ainda um acréscimo de quase dois mil votos na participação dos vimaranenses.

Na sexta-feira, 9 de novembro, realiza-se uma sessão pública, às 14h30, na Casa da Memória, onde os proponentes vencedores apresentarão as suas propostas.

Foram apresentadas 13 propostas na área da Sustentabilidade Ambiental, 8 propostas na área do Voluntariado e Solidariedade e 6 propostas na área da Cultura, colocadas à votação entre 4 de Setembro e 4 de Outubro, através de SMS, Online e Voto Presencial.


Informação detalhada sobre os projetos em https://op.cm-guimaraes.pt/

A 11.ª edição do Orçamento Participativo de Lisboa já começou.

A fase de Apresentação de Propostas decorre de 29 de outubro a 14 de dezembro.


Esta edição traz novidades: 

Mais transversal e inclusiva nas suas diversas vertentes, de forma a captar a participação de grupos de população mais afastados dos processos de cidadania ativa, nomeadamente jovens a partir de 16 anos, seniores, migrantes e movimento associativo da cidade de Lisboa. 

Promove um maior envolvimento das Juntas de Freguesia:

- Na fase de Análise Técnica das propostas

- Execução dos projetos Locais vencedores.

Sempre que haja interesse por parte de uma ou várias Juntas de Freguesia, será celebrado protocolo em cada edição, delegando determinadas etapas.


Para participar clique aqui.

O IV Fórum Regional 2018 decorrerá em Lagoa, no Algarve, no dia 20 de novembro de 2018. À semelhança dos fóruns anteriores, inseridos no ciclo anual de formações regionais da Rede de Autarquias Participativas, pretende criar espaços de reflexão e partilha sobre temas relacionados com a democracia participativa e participação cidadã.


PROGRAMA

(Download versão pdf)


09:30 Receção e acolhimento 


10:00 Sessão de abertura 

Francisco Martins, Presidente da CM Lagoa

José Manuel Ribeiro, Presidente da Rede de Autarquias Participativas


10:30 Experiências Locais de Orçamentos Participativos 

           Orçamento participativo de Cascais | Representante do Município de Cascais*


11:00 Lagoa de Honra


11:30 Experiências Locais de Orçamentos Participativos 

           Orçamento Participativo de Odemira | Telma Guerreiro, Vereadora da CM Odemira


12:00 Cerimónia de Apresentação dos resultados do OP Lagoa 2018

Entrega de cartas de compromisso às propostas mais votadas

Entrega de 3 carrinhas de apoio à população (OP 2016/ OP 2017) e assinatura de protocolos


13:00 Almoço na Escola Jacinto Correia


14:30 Apresentação da Confederação Nacional de Municípios e do prémio MuniCiência

Representante da CNM


15:00 Apresentação da Smart App do Orçamento Participativo de Lagoa

Município de Lagoa


15:15 Visitas a Obras do OP Lagoa

Estômbar - Parede de Escalada (OP 2014/2015)


16:30 Lagoa de Honra


17:00 Apresentação pública do livro "Esperança Democrática - 30 anos de Orçamentos Participativos no Mundo"

Luís Encarnação, Vice-Presidente da CM Lagoa

Nelson Dias, Coordenador do livro Esperança Democrática


17:30 Fim dos trabalhos


* A confirmar



LOCAL: Convento de São José, Rua Joaquim Eugénio Júdice, 8400-325 Lagoa



PARTICIPANTES

Membros da Rede de Autarquias Participativas, Decisores políticos, Técnicos autárquicos, ONG, Associações, Público em geral


INSCRIÇÕES

Clique aqui para realizar a sua inscrição


ORGANIZAÇÃO

Rede de Autarquias Participativas

Câmara Municipal de Lagoa, Algarve


COLABORAÇÃO

Associação In Loco
Confederação Nacional de Municípios


+ INFO

portugalparticipa@in-loco.pt| 289 840 860

Foram apresentadas no dia 15 de outubro as 18 propostas a concurso na 1ª Edição do Orçamento Participativo.

Cada um dos proponentes das propostas teve oportunidade de apresentar o seu projeto e de o defender perante o público.

As propostas encontram-se, agora, a votação até ao dia 19 de novembro.

 Para votar basta aceder ao site op.municipio-portodemos.pt , registar-se e votar. Pode, também, dirigir-se à Câmara Municipal ou à sua Junta de Freguesia e preencher o boletim de voto disponível para o efeito.

Cada munícipe tem direito a dois votos, um para cada vertente – orçamento geral e para entidades.

O Orçamento Participativo do concelho de Vila Franca de Xira tem os seus diferentes projectos em votação até 31 de Outubro. Podem votar nos 12 projectos apresentados às duas categorias disponíveis – Orçamento Participativo Geral e Orçamento Participativo para Entidades - os cidadãos que estejam recenseados no concelho.

As votações podem ser feitas online, no portal específico do Orçamento Participativo (op.cm-vfxira.pt); por mensagem escrita de telemóvel (SMS) gratuita para o número 4310 seguido do código associado às diferentes propostas; e presencialmente através dos boletins de voto disponibilizados nas juntas de freguesias, casas da juventude, loja do munícipe e bibliotecas municipais. Em ambos os modelos de Orçamento Participativo está atribuída uma verba para projectos de 450 mil euros. Cada munícipe tem direito a dois votos, um para cada vertente – orçamento geral e para entidades.


Para mais informação, clique aqui.

Hoje, 15 de outubro, é o último dia para votar no OP 2019 da Amadora!

 

Vote em 2 propostas distintas através de SMS grátis para o n.º 4343 ou da Página do OP 2019.

 

As propostas vencedoras irão integrar as Grandes Opções do Plano e Orçamento 2019.

 

VOTE E PARTICIPE NA VIDA DA CIDADE!

 

Inicia a 1 de outubro (segunda-feira) e decorre até ao final do mês, dia 31, a fase de votação das propostas apresentadas ao Orçamento Participativo (OP) Chaves 2018.


A edição deste ano do OP tem a votação três propostas na componente “Promoção e Dinamização - Projetos de Âmbito Cultural e Desportivo”.


Os munícipes podem exercer o seu direito de voto através da internet, na página oficial do OP Chaves, em http://op.chaves.pt, após efetivar o respetivo registo no portal, ou através de voto presencial, no edifício principal da Câmara Municipal, sito na Praça de Camões.


A votação está aberta a todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, recenseados no concelho de Chaves.


As propostas a votação foram apresentadas entre 01 e 31 de agosto do presente ano. Após a fase de votação, que termina a 31 de outubro, será apurado o resultado e apresentado o projeto vencedor que obtiver mais votos.


Na fase do OP que decorre, os flavienses são convidados a votar no projeto que pretendem ver posto em prática no seu concelho. Propostas a votação: "Inclusão - O Desporto faz parte da solução", “Recriação de costumes rurais em Feira Temática” e “Lenda de São Martinho, recriação de evento cultural romano”. Mais informações em op.chaves.pt


Participe!

O período de votação do Orçamento Participativo 2018, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande, decorre até às 12h00 do dia 10 de outubro.


Este ano, foram selecionadas quatro propostas de entre os 17 projetos apresentados na fase de candidatura, tendo sido excluídos os que ultrapassaram o valor de 100.000,00 euros, que não eram tecnicamente exequíveis, que colidiam com projetos ou planos municipais, que ultrapassavam o prazo de 3 meses de execução e/ou não incidiam sobre o domínio público ou privado municipal.


Volta a ser disponibilizada a votação por SMS, modalidade que agiliza a votação e pretende incentivar e promover a participação. Este meio de votação é gratuito e basta enviar uma SMS para o número 4343 com o texto “OPMG P[número da proposta escolhida]”. O participante deve, apenas, estar inscrito no sítio da Internet do Orçamento Participativo da Marinha Grande, com o campo respeitante ao número de telemóvel, devidamente preenchido. Permanecem ativas a votação eletrónica no sítio da Internet do Orçamento Participativo (www.orcamentoparticipativo.cm-mgrande.pt), a participação mediada na Câmara Municipal e a efetuada através de depósito do voto em urna nas Juntas de Freguesia da Moita e de Vieira de Leiria. Independentemente da forma de votação, apenas é permitido um voto por pessoa.


A lista das propostas admitidas é a seguinte:


Proposta 1

Parque Infantil Em Casal Galego - Freguesia De Marinha Grande

Descrição: Construção de um Parque Infantil na Rua Ilha da Madeira – Casal Galego. Criação de um espaço lúdico para crianças (com possibilidade de aumento para incluir máquinas de manutenção para adultos). 

Proponente: Diana Gomes

VOTAÇÃO POR SMS para o número 4343 com o texto OPMG P1


Proposta 2

Parque Infantil na Localidade da Comeira - Freguesia de Marinha Grande

Descrição: Beneficiação do espaço com a instalação de um parque infantil. 

Proponente: Orlando Cardona 

Votação por SMS para o número 4343 com o texto OPMG P2


Proposta 3

Dog Park - Parque Canino - Freguesia de Marinha Grande

Descrição: Parque para cães no Parque Jardim das Bernardas (a nascente do Estádio Municipal). Um parque para cães (Dog Park) é uma instalação destinada aos cães e ao exercício e socialização com outros da mesma espécie, num ambiente controlado, sob a supervisão dos seus proprietários. 

Proponente: Tânia Felício.

Votação por SMS para o número 4343 com o texto OPMG P3


Proposta 4

Requalificação do Campo de Jogos e Zona Verde - Freguesia da Marinha Grande

Descrição: Requalificação do gradeamento e portões que envolve o campo de jogos, situado na Rua dos Sapateiros, de modo a proteger e dignificar o espaço; instalação de uma sub-camada de amortecimento e aplicação de piso adequado no campo de jogos assim como marcações para desportos coletivos; conceção de Parque Verde equipado com Aparelhos de Fitness e circuitos de manutenção com o objetivo de promover a prática regular de exercício físico ao ar livre; instalação de bebedouro de água. 

Proponente: Ana Marta Duarte

Votação por SMS para o número 4343 com o texto OPMG P4


Todas as informações relativas ao OP 2018 estão disponíveis em http://www.orcamentoparticipativo.cm-mgrande.pt/.


Concluídas as Assembleia Participativas, o Orçamento Participativo (OP) de Gondomar de 2018 entra agora no seu segundo ciclo: decorre até ao próximo dia 3 de outubro o período de apresentação de propostas a submeter, após análise técnica e divulgação, a votação.


Podem participar no OP de Gondomar todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, desde que recenseados no concelho de Gondomar e registados na respetiva plataforma. Obras públicas de interesse municipal é a área de abrangência de propostas.


Consulte as Normas de Participação.

As sessões de apresentação e debate sobre as Estratégias Locais de Habitação, decorrem nos seguintes locais:

- 28 Set. - Vila Nova de Gaia

- 1 Out. - Viseu

- 4 Out. - Lisboa 

- 8 Out. - Loulé


Estas Estratégias estão previstas na Nova Geração de Políticas de Habitação e, em particular, no 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. Este programa adopta o princípio do planeamento estratégico local participado, em função do qual as soluções habitacionais a promover devem estar alinhadas com as estratégias municipais e supramunicipais de política local de habitação.


As pessoas interessadas devem confirmar a presença para o email estrategiaslocais@mamb.gov.pt.


Esta é uma organização conjunta da Secretária de Estado da Habitação e da Rede de Autarquias Participativas.


Programas para Download:

Vila Nova de Gaia

Viseu

Lisboa

Loulé

Terá lugar, no decorrer da Semana Europeia da Democracia Local, de 15 a 20 de outubro, em Valongo, a 2ª Conferência Internacional "Caminhos a Seguir".

A mesma é uma organização conjunta do Município de Valongo e da Rede de Autarquias Participativas, e decorre no dia 18 de outubro, das 14h às 17h30, no Museu Municipal de Valongo, com a participação de personalidades internacionais do âmbito da Democracia Participativa.


Conheça o programa clicando aqui.


Inscrições no seguinte link: https://www.cm-valongo.pt/pages/620


+ INFO

www.cm-valongo.pt

facebook.com/municipio.valongo

presidencia@cm-valongo.pt

T.: 224227900

A Câmara Municipal de Torres Vedras tem, pelo terceiro ano consecutivo, um Orçamento Participativo (OP), iniciativa pela qual os munícipes de Torres Vedras propõem, discutem e elegem projetos que a autarquia concretizará.

Ao OP 2018 é atribuído o montante de €250 000 para financiar os projetos, de diversas áreas de intervenção, que os cidadãos elegerem como prioritários.


Como votar?

A votação dos projetos finalistas realiza-se no período de 14 de setembro a 4 de outubro, da seguinte forma:

  • Online em op.cm-tvedras.pt  fazendo o registo de utilizador
  • Nas juntas de freguesia do concelho (dias úteis, entre as 9h e as 17h)
  • Por SMS, gratuito, através do número 4343 e da seguinte forma:


VOTO POSITIVO: OPTV(espaço)n.º do projeto(espaço)nº da freguesia(espaço)id1 do eleitor(espaço)id2 do eleitor(espaço)primeiro nome 

Exemplo: OPTV 77 06 AA 22222 MARIA

VOTO NEGATIVO: OPTVN(espaço)n.º do projeto(espaço)nº da freguesia(espaço)id1 de eleitor(espaço)id2 do eleitor(espaço)primeiro nome(espaço)Exemplo: OPTVN 77 06 AA 22222 MARIA


Notas: 
nº do projeto (2 carateres)
n.º da freguesia (2 carateres)
id1 do eleitor (2 carateres)
id2 do eleitor (5 carateres)
primeiro nome (máximo 20 carateres)

Os n.ºs de freguesia a utilizar deverão ser os seguintes:
06 - Freiria
10 - Ponte do Rol
11 - Ramalhal
14 - São Pedro da Cadeira
16 - Silveira
17 - Turcifal
18 - Ventosa
21 - União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira
22 - União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça
23 - União das Freguesias de Carvoeira e Carmões
24 - União das Freguesias de Dois Portos e Runa
25 - União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo
26 - Santa Maria, São Pedro e Matacães

Podem votar apenas e uma única vez os cidadãos recenseados no concelho de Torres Vedras. Os projetos podem ser alvo de 1 voto a favor ou 1 voto contra. Cada votante terá somente direito a uma opção de voto. Cada número de telefone está restringido a 10 votos.


Projetos

1. Substituição do telhado da Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Cabeça Gorda - União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça

2. Tornar o Centro de Cultura e Animação de Campelos acessível a todos - União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça

3. Conclusão das obras da Sede dos Escuteiros de A dos Cunhados - União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira

4. Viatura de transporte de doentes não urgentes, 5 lugares, com plataforma para a Associação de Socorros de A dos Cunhados - União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira

5. Requalificação das Piscinas de A dos Cunhados no que respeita a iluminação e tratamento U.V. - União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira

6. Viatura para transporte de idosos para Associação de Desenvolvimento da Póvoa de Penafirme - União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira

7. Primeira fase da ciclovia e passeio pedonal da variante de A dos Cunhados - União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira

8. Espaço de aprendizagem para 1ºCiclo - União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira

9. Aquisição de viatura de 9 lugares com plataforma para a Associação de Socorros da Freguesia de Carvoeira - União de Freguesias de Carvoeira e Carmões

10. Criação de orquestra infantojuvenil para a Freguesia de Carvoeira e Carmões - União de Freguesias de Carvoeira e Carmões

11. Pista pedonal/circuito de manutenção para apoio da população idosa da Freguesia de Carvoeira e Carmões - União de Freguesias de Carvoeira e Carmões

12. Melhoramentos nos passeios de Arruda/Sendieira - Freguesia da Freiria

13. Aquisição de ambulância de emergência para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras - Secção do Maxial - União de Freguesias de Maxial e Monte Redondo

14. Substituição da cobertura da Associação de Socorros do Ramalhal e pintura - Freguesia do Ramalhal

15. Circuito BTT - Rota do Morango - Freguesia do Ramalhal

16. Obras de requalificação do Centro de Acolhimento de São Pedro da Cadeira - Freguesia de São Pedro da Cadeira

17. Aquisição de carrinha de 9 lugares para a paróquia de apoio à população - Freguesia de São Pedro da Cadeira 

18. Conservação e restauro dos azulejos da escadaria do Convento de Santo António do Varatojo - Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

19. O Social mais perto de si - Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

20. Viatura para o Sporting Clube de Torres - Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

21. Um gesto por um teto - Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

22. Museu do Torreense - Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

23. Projeto "Ser visto", segurança para todos! - Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

24. Cobertura total do campo cimentado para a prática desportiva na EB de Casalinhos de Alfaiata - Freguesia da Silveira

25. Aplicação multiplataforma "Santa Cruz Life" - Freguesia da Silveira

26. Construção de arrecadação para a Associação Amigos do Turcifal - Freguesia do Turcifal

27. Equipamento para o centro de dia e para o Jardim de Infância dos Arneiros - Freguesia da Ventosa

28. Reparação do telhado da Coletividade do Bonabal - Freguesia da Ventosa

29. Aquisição de painéis solares para o Campo de Futebol da Pedra - Freguesia da Ventosa

30. Aquisição de viatura de 9 lugares para a ACDR dos Arneiros - Freguesia da Ventosa

31. Reparação do telhado do Pavilhão dos Arneiros - Freguesia da Ventosa

32. Transformação do telheiro em cozinha de apoio em Costa de Água - Freguesia da Ventosa

33. Aquisição de viatura para a Escola de Música da Juventude Musical Ponterrolense - Freguesia de Ponte do Rol

34. Equipamento lúdico para o espaço exterior do berçário/ creche da ASAS da Ponte do Rol - Freguesia de Ponte do Rol

35. Viatura de transporte de doente não urgentes tipo A2 para a Associação de Socorros da Freguesia de Dois Portos - União de Freguesias de Dois Portos e Runa

36. Projeto de Sensibilização "Vamos limpar os rios até às praias" - União de Freguesias de Dois Portos e Runa

37. Recuperação do edifício histórico para a Escola de Música da Banda Filarmónica da Ribaldeira - União de Freguesias de Dois Portos e Runa

38. Requalificação do telhado e teto falso da sede da ACRD do Furadouro - União de Freguesias de Dois Portos e Runa

A fase de votação está a decorrer entre 4 de setembro e 15 de outubro.

 

Os cidadãos maiores de 18 anos dispõem de um máximo de 2 votos em propostas distintas e de dois métodos de votação:

Página do OP 2019

- SMS grátis para o n.º 4343

 

No OP 2019 o voto por SMS tem o seguinte formato de mensagem:

 

Amadora  op[Nº Proposta] op[ Nº Proposta] [CC/BI] [data de nascimento (formato aaaammdd)]  aceito

 

Exemplo: Amadora  op0  op00  12345678 00001122  aceito

 

No mesmo SMS pode votar simultaneamente em duas propostas distintas.

 

O “aceito” na mensagem é indispensável porque dá o consentimento ao OP Amadora para utilização dos dados constantes no SMS ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

 

Relembramos que, com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, para continuar a participar no OP Amadora e a receber notificações referentes ao processo é condição indispensável dar o seu consentimento de forma livre, específica, informada e inequívoca através da sua área de utilizador do OP.

 

A qualquer momento pode alterar, eliminar ou modificar os dados que partilha connosco. A privacidade e a segurança dos seus dados são muito importantes para nós e para uso exclusivo dos fins subscritos no seu perfil de utilizador.

 

 

VOTE!

Período de votação aberto para as propostas admitidas no Orçamento Partipativo, a decorrer até 04 de outubro. O anúncio público dos projetos vencedores está previsto entre 10 e 28 de outubro.

Esta segunda-feira, 03 de setembro, arrancou a nova fase do Orçamento Participativo de Guimarães. As propostas admitidas nesta edição estão disponíveis na plataforma  http://op.cm-guimaraes.pt/ sendo possível participar nesta fase através da votação presencial no Balcão Único de Atendimento, via on-line através da plataforma ou por SMS.

No Balcão Único de Atendimento da Câmara, é possível votar no horário de funcionamento. Os interessados devem apresentar um documento de identificação ou outro que permita verificar se o mesmo é residente ou natural de Guimarães.

Na plataforma do OP, mediante um registo na mesma, será emitido um código de aceso que permite votar mediante a escolha da proposta desejada e receberá um ‘pin’ de validação no telemóvel que será solicitado para validar o voto.

Para votar por SMS, terá de enviar uma mensagem OPGMR pX [cc] [data de nascimento] aceito, em que o X é o número do projeto que pretende votar. Deve enviar SMS para o número 4310 (gratuito), sendo validados os dados e a proposta selecionada.

A votação decorre até 4 de outubro. O anúncio público dos projetos vencedores está previsto entre 10 e 28 de outubro de 2018.

No Orçamento Participativo 2018 registou-se a entrada de 27 propostas superando a participação do ano anterior (23 propostas). Cumprido o período de análise técnica, período de reclamações e ainda o período da decisão sobre as reclamações, foram admitidas 17 propostas. Foram consideradas “não elegíveis” dez das propostas submetidas ao Orçamento Participativo.

Foram apresentadas 13 propostas na área da Sustentabilidade Ambiental, 8 propostas na área do Voluntariado e Solidariedade e 6 propostas na área da Cultura.

Mais informação em http://op.cm-guimaraes.pt/