Orçamento Participativo na Lourinhã- Percurso pela Batalha do Vimeiro ganha
2/09/2019

Segundo a TorresVedrasWeb:


"O projeto para a criação de um percurso pedestre alusivo à Batalha do Vimeiro venceu o Orçamento Participativo (OP) 2019 da Câmara da Lourinhã, no distrito de Lisboa, segundo o ‘site’ oficial da iniciativa.

A proposta foi a que obteve maior número de votos e acabou por vencer no patamar do OP referente a projetos entre os 30.000 e os 60.000.

O cidadão Leonardo Garcia Inácio propôs ao município criar um percurso pedestre subordinado à Batalha do Vimeiro e a passar pelos espaços onde aquela ocorreu em 1808, assim como uma aplicação com o mapa do percurso e informações sobre cada um dos pontos.

O projeto está orçado em 45 mil euros.

Na categoria entre os 10.000 e os 30.000, ganhou a proposta para a criação de um espaço intergeracional na freguesia de São Bartolomeu.

O projeto, orçado em 30 mil euros, visa requalificar um espaço que se encontra inutilizado, transformando-o num espaço de lazer e bem-estar para o convívio entre cidadãos de todas as idades.

A criação de um parque verde e de aventura também na freguesia do Vimeiro, no valor de 10 mil euros, com zona de grelhados, bancos de jardim, iluminação e parque para crianças foi também contemplada.

Na categoria destinada apenas a candidaturas de associações, venceu a proposta para a melhoria das condições de funcionamento do auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense.

O projeto, orçado em 50 mil euros, visa efetuar melhorias no auditório, com 270 lugares, adquirir equipamentos de luz e som adequados à maioria dos eventos e estrados leves e remodelar a sala de ensaios da banda filarmónica, criando melhores condições acústicas.

Os projetos vão começar a ser executados a partir de setembro, de acordo com o calendário estabelecido.

Os resultados vão ser dados a conhecer numa sessão pública agendada para 13 de setembro.

O Orçamento Participativo da Lourinhã de 2019 tinha um valor previsto de 150 mil euros, igual ao de 2018.

A edição deste ano contou com 4.662 votos e com 22 projetos elegíveis, que estiveram em votação durante o mês de julho."


créditos de imagem: TorresVedrasweb