OP Cascais 2022 | Votação regressa a valores históricos
23.11.2022

Quase 10.000 votos num só dia. É este o espelho de uma forte cidadania participativa no concelho de Cascais. A votação na 11.ª edição do orçamento participativo de Cascais chegou ao fim no sábado, 19 de novembro, com um total de 61.437 votantes que submeteram 122.835 votos.

Ao todo, cerca de 1/3 da população de Cascais, mostrou que está apostada em decidir como são aplicadas as verbas municipais de investimento. Uma clara manifestação da crescente importância da democracia participativa num concelho cujo sistema de participação tem evoluído para oferecer respostas em áreas muito diversas e envolver todos os cidadãos.
Com menos uma semana de votação, pois este ano o calendário de 35 dias foi encurtado para 30 dias, e com menos 20 projetos candidatos em relação à última edição, o aumento dos votos confirma a vitalidade e o interesse da população na participação.

Só dia 30 serão revelados os projetos vencedores e a verba total correspondente à sua aplicação. Com de 37 projetos candidatos, todos ideias de cidadãos para cidadãos, o Orçamento Participativo de Cascais 2022, entra para a história como o processo participativo que mais votos recolheu num só dia: 9733.

Importante será reter que apesar de cada cidadão dispor de dois votos que tem de utilizar obrigatoriamente quando vota a favor, caso o voto seja negativo, apenas dispõe de um, daí que o número de votos não seja exatamente o dobro dos votantes.

Lançado pela primeira vez em 2011, o OP Cascais manteve a periodicidade anual desde então, apenas com um ano de interregno por causa da pandemia de Covid-19. Em 2021 a edição decorreu ainda com muitas limitações por questões sanitárias. Esta edição, 2022 regressa aos valores a que a população de Cascais nos habituou.

Em 10 anos de OP foram aprovados 198 projetos, num total de investimentos de 45 milhões de Euros. A cada 0,5km há uma obra OP concretizada no território concelho. Tal é a força do orçamento participativo de Cascais, cujo exemplo tem sido caso de estudo em todos os continentes.

Ler artigo completo em: HTTPS://WWW.CASCAIS.PT/NOTICIA/OP-CASCAIS-2022-VOTACAO-REGRESSA-VALORES-HISTORICOS