Junta de Freguesia de Castelo Branco apresentou Orçamento Participativo 2020
5/12/2019

Segundo o Diário Digital Castelo Branco:


Foi apresentado publicamente, ontem, dia 2 de Dezembro, o projeto vencedor do Orçamento Participativo Freguesia de Castelo Branco 2020.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, foi um processo longo desde o momento em que foi aprovado na Assembleia de Freguesia o regulamento do Orçamento Participativo até ao final da votação em que a Junta de Freguesia de Castelo Branco fez o que estava ao seu alcance para que esta edição do OPFCB'2020 fosse, efetivamente, um projeto participativo, desde a divulgação, com a publicidade feita na comunicação social e em diversos suportes, com a sessão de esclarecimento realizada na Casa do Arco do Bispo e com a distribuição, via postal, de panfletos nas moradas dos fregueses albicastrenses.

A Junta de Freguesia de Castelo Branco recebeu seis projetos que foram avaliados pelo Executivo, que se constituiu como júri do Orçamento Participativo, e após a análise cuidada dessas propostas o Executivo da Junta de Freguesia de Castelo Branco concluiu que apenas dois projetos tinham condições para ir a votação. No total votaram 281 fregueses. 

O Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, declara que "gostaria que tivessem votado mais fregueses e que tivessem entrado mais projetos e temos sinceramente pena que os proponentes dos diferentes projetos tivessem tido atenção na leitura do regulamento porque as carências reveladas em cada um dos projetos seriam facilmente colmatadas pelos proponentes e seria interessante ter todos os projetos recebidos a votação". Ainda sobre estes projetos Leopoldo Rodrigues afirma que "recebemos propostas muito interessantes, temos imensa pena que não tenham cumprido os requisitos impostos pelo regulamento para serem votadas pelos fregueses albicastrenses, por serem projetos que se afiguravam de grande qualidade e de interesse para a comunidade".

Os projetos que foram a votação foram os seguintes: "Evolução Tecnológica Passo a Passo" da autoria de Nuno Dias que tinha como objetivo facultar meios tecnológicos e disponibilizá-los a cidadãos que, por diversas razões, estão infoexcluídos, ficou em segundo lugar com sessenta e nove votos. "O Sonho de Gerações- Basquetebol para Todos" da autoria de Gustavo Matos teve duzentos e doze votos foi o projeto vencedor da edição de 2020 do Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco. 

"O projeto vencedor tem mérito" realça Leopoldo Rodrigues. Visa a requalificação de um polidesportivo que foi construído na Quinta do Amieiro na altura em que Clemente Mouro era Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco. É um espaço que neste momento está muito degradado e que, através deste projeto vencedor, existirá a possibilidade de o requalificar tendo em vista a prática do basquetebol. O projeto idealizado por Gustavo Matos também prevê o embelezamento do espaço com a pintura de alguns graffiti, tornando-o acolhedor e apetecível mas, sobretudo, um espaço apto para a prática de basquetebol ao ar livre, uma lacuna por colmatar na cidade de Castelo Branco.

A estimativa orçamental deste projeto ronda um valor inferior à quantia de dez mil euros, a verba máxima destinada para o Orçamento Participativo. A Associação de Basquetebol Albicastrense que é presidida pelo proponente do projeto, Gustavo Matos, terá um papel um papel importante na dinamização e promoção do espaço."

Créditos de imagem: Diário Digital Castelo Branco