Já é conhecido o vencedor do OP Jovem 2021 do Município da Lousada

"Plano Municipal de Esterilização para Animais de Companhia e Abandonados” foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2021 da Câmara Municipal de Lousada.

De acordo com a autarquia, este projeto surge na sequência do aumento dos animais abandonados, tendo-se registado também um aumento de doenças entre eles. “Que podem ser transmissíveis para humanos, e a formação de grupos de animais que colocam em risco a segurança pública e o bem-estar da população”, foi referido.

Iolanda Pinheiro, jovem responsável pelo projeto vencedor, propõe “um plano de esterilização nacional, que neste caso concreto se aplica a Lousada, com três princípios. O primeiro pressuposto é educar e sensibilizar a população para os benefícios da esterilização dos seus animais de estimação. O segundo passo está relacionado com o registo e levantamento do número de animais e as suas necessidades, com a sensibilização para a importância do não abandono e apresentar soluções para cuidado dos animais na época de verão ou férias, considerado um período crítico de abandono. O último princípio passa pela vacinação e esterilização geral, com o resgate, esterilização e vacinação dos animais abandonados, de modo a evitar a sua reprodução e prevenir perigos para a população. Este trabalho pode ser desenvolvido em colaboração com associações”, foi explicado.

A sétima edição do OPJ contou com 16 propostas a votação que decorreu entre os dias 30 de novembro e 31 de dezembro através do site do município e presencialmente.

A divulgação do vencedor do OPJ realizou-se no dia de aniversário do Espaço AJE (Artes, Juventude e Europa), que assinalou 16 anos.

Notícia publicada no Jornal A Verdade.