“PARQUE INFANTIL” E “DIVERSÃO & DESPORTO PARA TODOS” SÃO AS APOSTAS EM ESMORIZ PARA O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO MUNICIPAL
14 de junho de 2017

O Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz encheu-se no passado 6 de junho para a sessão de participação do Orçamento Participativo Municipal, uma iniciativa na qual são os cidadãos a escolher as ideias que a Câmara deve implementar no futuro.

Numa iniciativa que contou com a moderação do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Domingos Silva e do Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, António Bebiano, foram duas as propostas apresentadas pelos esmorizenses.

Primeiro, foi Maria João Monteiro, em representação de um grupo alargado de pais, a propor a instalação de um parque infantil no campo da árvore, em frente ao Pinhal D’Aberta. Recordando já ser “a terceira vez” que apresenta a proposta, Maria João Monteiro alertou para a “necessidade de a cidade ter um parque infantil adequado”.

A segunda proposta, intitulada “Diversão e Desporto para Todos”, foi apresentada por Diana Jorge e consistia na instalação de um parque infantil & desportivo, na interface de ligação entre a zona desportiva da cidade e a Barrinha. Recordando a sua experiência enquanto mãe, Diana Jorge afirmou que a proposta teria várias vantagens, entre as quais “permitir que pais e filhos pudessem estar juntos, no mesmo espaço, cada um com a sua forma de ocupação”.

Dado que só existiram duas propostas e as regras do Orçamento Participativo impõem que, de cada freguesia, passem duas ideias à fase municipal, nem chegou a haver votação das propostas.

Assim sendo, a “instalação de um parque infantil” e “Diversão e Desporto para Todos” serão as ideias esmorizenses a concurso no Orçamento Participativo Municipal.

Ler artigo completo em: JUÍZO DE BANCADA