Orçamento Participativo ´Tu Decides´ regista maior número de propostas e de votantes
26 de outubro de 2017

Foram revelados ontem, dia 25 de Outubro, os quatro vencedores do Orçamento Participativo ´Tu Decides´ 2017. O projecto mais votado foi o "Braga Sounds Better", seguido pelo "Dona Rádio", "Let’s Play" e "Parretas Team".


A estes quatro projectos, que perfazem um investimento de 70 mil euros, junta-se o quinto mais votado, um programa de intercâmbio entre Cidades geminadas com Braga cujo interesse é reconhecido pelo Município e que será executado com recurso aos 5 mil euros remanescentes do orçamento previsto para o ´Tu Decides´, aos quais acresce 10 mil euros oriundos do orçamento municipal.


Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este é um programa pioneiro a nível nacional que tem vindo a dar um contributo essencial na promoção da cidadania e participação activa dos jovens na construção da Cidade. “Esta iniciativa é um estímulo para os mais novos darem o seu contributo e visões, que passam do papel para o terreno e têm tido um impacto relevante na comunidade”, afirmou.


Sobre a decisão de executar o projecto de intercâmbio entre Cidades Geminadas com Braga, o Edil salientou que a decisão se deve ao facto de esta ser uma dimensão que o Município está a tentar intensificar. “Queremos potenciar a relação com as Cidades geminadas e que sejam os mais jovens a fazê-lo é algo que vemos com muito bons olhos”, adiantou.


Por seu turno, Sameiro Araújo, vereadora da Juventude, reconheceu também o ´imenso mérito e interesse´ das propostas apresentadas, revelando que alguns desses projectos da área desportiva que não saíram vencedores serão aproveitados no próximo ano, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto.

Esta edição do Orçamento ´Tu Decides´, iniciativa surgida em 2015, registou o maior número de propostas apresentadas (28) e de número de votantes (3001).

Projectos vencedores abrangem diferentes áreas


O projecto ´Braga Sounds Better´ consiste na realização de um festival musical de três dias no coração da Cidade, em estilo Boiler Room, dentro dos géneros Techno, Hip-Hop, Drum n Bass, Tech House, Trance, Reggae, e Dubstep.


O ´Dona Rádio´ propõe a criação do de um clube de rádio na Estudantes Escola Secundária D. Maria II que permita a divulgação de projectos dentro da comunidade escolar e facilite o percurso dos alunos da escola pelas actividades extracurriculares.


Já o ´Let’s Play´ dedica-se aos jogos de tabuleiro e divide-se em três grandes partes: formação, divulgação e formação de novos públicos e organização de um festival internacional.


O ´Parretas Team´ é um projecto social e desportivo de criação de uma rede de apoio para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais. O objectivo passa por usar o boxe como meio de combate ao insucesso escolar, à exclusão social e ao Bullying.


Por fim, o ´Intercâmbio entre Cidades geminadas´ baseia-se na organização de um intercâmbio, com a duração de 15 dias, entre as cidades de Braga, Clermont-Ferrand, Aberdeen e Rogensburg. 10 jovens de cada uma das Cidades geminadas terão a oportunidade de conhecer Braga e os seus costumes e tradições, fomentando a troca de conhecimentos e culturas e fortalecendo as ligações entre as Cidades.

PÁGINAS RELACIONADAS

Ler artigo completo em: CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA