“FORA DA CAIXA” VENCEU A 6ª EDIÇÃO DO PRÉMIO DE BOAS PRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO

O projeto “Fora da Caixa”, promovido pelo Município de Torres Vedras, é o vencedor da sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Participação, a mais concorrida de sempre, com 29 candidaturas promovidas por autarquias de todas as regiões do país. Os resultados foram conhecidos ontem, no âmbito de uma cerimónia realizada no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras e transmitida em direto, através da página de facebook da Rede de Autarquias Participativas (RAP).


Fora da Caixa é uma iniciativa que visa auscultar as crianças sobre as necessidades que essas identificam ao nível das escolas e do território. O processo, estruturado em diferentes fases, prevê a realização de sessões de participação, a redação de um manifesto e a apresentação do mesmo ao Executivo Municipal, com transmissão em direto para todos os interessados. Trata-se de um projeto desenvolvido anualmente pela autarquia, que culmina com a execução das propostas expostas pelos participantes.


Nesta edição do Prémio foram ainda distinguidas mais quatro iniciativas, nomeadamente: Grupo Ativo Comunitário, de Torres Vedras, e AEleva-te, de Cascais, às quais foram atribuídas menções honrosas, bem como o Orçamento Participativo Jovem, promovido pela União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, e MyPolis – Cidadania 4.0, da Câmara Municipal de Lagoa, Algarve, ambas como o selo de “Boa Prática”.


As cinco práticas mencionadas foram as selecionadas para a votação final, pelo público, após a avaliação efetuada por um Júri independente, constituído por três entidades, nomeadamente, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género - CIG, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Observatório Internacional de Democracia Participativa. Estas recorreram a um conjunto comum de critérios, entre os quais se destacam, para esta edição do Prémio, os contributos dos projetos para a promoção da participação de grupos tradicionalmente sub-representadostemática à qual a Rede de Autarquias Participativas tem vindo a prestar particular atenção.


Para conhecer as 29 práticas concorrentes, consulte o nº. 7 do Boletim Em Rede. Veja aqui os resultados completos desta edição do Prémio.