Olivais: Orçamentos participativos com saúde e férias jovens
07 de setembro de 2017

Os projectos “Cardio + na Escola” e “Com(vive) Férias” venceram as votações dos orçamentos participativos promovidos pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra, cabendo a cada um o montante de 10 000 euros.

No âmbito do Orçamento Participativo (OP) geral triunfou a proposta de Gonçalo Órfão, da Cruz Vermelha Portuguesa, que apresentou o projecto “Cardio + na Escola”, o qual visa aumentar em 90 por cento a capacidade de assistência imediata em situações de paragem cardiorrespiratória, através da implementação de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAEs).

Esta iniciativa visa a capacitação técnica na comunidade escolar daquela freguesia, que inclui cinco escolas abrangidas por três agrupamentos, e inclui, ainda, um plano de formação, licenciamento, gestão e acompanhamento, auditoria e controlo de qualidade, num período de um ano.

A proposta que venceu o Orçamento Participativo Jovem é “Com(vive) Férias”, apresentada por Ana Beatriz Correia da Costa Ferrão Baptista.

O projecto visa promover o convívio social entre crianças e jovens, através do estreitamento dos laços entre eles, ao mesmo tempo que se desenvolvem competências a nível da sociabilização e interajuda com recurso à oferta de um programa diferente que vise ocupar os tempos de lazer.

Pretende-se, ainda, que os participantes reconheçam Coimbra como a “cidade do conhecimento” e como Património da Humanidade da UNESCO.

Entre as actividades que pretendem desenvolver contam-se oficinas criativas e ‘workshops’ variados, actividades desportivas, jogos ‘indoors’ e ‘outdoors’, actividades ao ar livre e de contacto com a natureza, visitas guiadas para conhecimento do património da cidade, pintura e escrita.

Prevê-se o funcionamento das actividades nas instalações da Associação Lições Destaque, com actividades em vários pontos da cidade e inclui almoço.

Este é o terceiro ano que a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais promove a iniciativa do Orçamento Participativo Jovem e o primeiro ano do Orçamento Participativo geral.

A autarquia, presidida por Manuel de Oliveira, manifesta o seu regozijo pela participação dos cidadãos, quer na apresentação das propostas, quer na votação, que decorreu em Agosto.

 

Ler artigo completo em: CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS