Município organizador do Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos 2020 já foi selecionado
2 de julho de 2018

Os Encontros Ibéricos de Orçamentos Participativos realizam-se desde 2012. Estes resultam da constatação da existência de trajetórias paralelas entre Portugal e Espanha, proximidade cultural e geográfica e apostas comuns em matéria de Orçamentos Participativos, que por sua vez deram lugar a uma vontade de encontro, de diálogo e de cooperação. Desde 2011 partilha-se uma agenda peninsular nesta temática, cujo marco mais importante foi o I Encontro Ibérico que teve lugar em Odemira (Portugal), em novembro de 2012. Desde essa data, o evento tem-se realizado de dois em dois anos, de forma alternada entre os dois países. A segunda edição decorreu em Mollina, em 2014, e a terceira em Ponta Delgada, em 2016. A quarta edição decorrerá em A Coruña, Espanha, de 4 a 6 de Julho de 2018.

O V Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos terá lugar em 2020, em Portugal. De 19 de março a 30 de abril de 2018, foi possível apresentar candidaturas à organização do evento. Neste período, foram rececionadas três candidaturas, indicadas por ordem de chegada: i) Município de Cascais; ii) Município de Lagoa (Algarve); iii) Município de Lisboa.

O júri composto por três entidades – CoGlobal, OIDP e Associação In Loco – reuniu no dia 6 de junho de 2018, tendo decidido, após apreciação e discussão sobre as diferentes candidaturas, que o Município de Cascais será o organizador do V Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos – 2020.


Documentos para Consulta:

Ata do Júri

Candidatura de Cascais

Candidatura de Lagoa

Candidatura de Lisboa

Ler artigo completo em: ASSOCIAÇÃO IN LOCO