Vai decorrer de 16 a 23 de dezembro, o período de votação online nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com o Conselho Municipal da Juventude. Com esta iniciativa, o Município procura alicerçar um modelo de gestão autárquica mais participada e informada com vista à definição de prioridades no investimento municipal.
Na edição deste ano, encontram-se a votação oito candidaturas sendo que uma das novidades apresentadas é a possibilidade de votação mista: online no site próprio e em formato presencial que decorreu, nestes últimos dias, nas escolas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), na Eptoliva e na ESTGOH.
A saber: 14 de dezembro no AEOH (9H45 às 12H45); e na Eptoliva (15H às 17H); 15 de dezembro na ESTGOH (9H30 às 13H) e na Eptoliva (15H às 17H); dia 16 de dezembro no AEOH (9H45 às 12H45).
O Orçamento Participativo Jovem é um processo de consulta direta aos cidadãos mais jovens conferindo-lhes a oportunidade de identificar e propor projetos que considerem de interesse para o concelho.
Podem participar na votação os cidadãos que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou naturais do concelho de Oliveira do Hospital.
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital afetou ao Orçamento Participativo Jovem o valor de 10 mil euros, de acordo com o Orçamento Municipal, sendo que era necessário que as propostas de investimento se enquadrassem nas áreas das atribuições do município.