SKATE PARK EM ÁGUA DE PAU FOI O PROJETO VENCEDOR DA 5ª EDIÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DE LAGOA - AÇORES

A cerimónia de divulgação do vencedor da 5ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Lagoa – Açores aconteceu, ontem, num evento que teve uma componente presencial, no salão nobre do Convento de Santo António, e outra componente em formato online, através da qual, os jovens proponentes dos 18 projetos finalistas tiveram a oportunidade de participar, sendo um momento transmitido em direto nas redes sociais do Município.

 

O vencedor desta edição do OPJ foi, assim, o projeto do «Skate Park em Água de Pau», do aluno Leandro Silva, representante da turma 6º F da Escola Básica Integrada de Água de Pau, que propôs a construção de uma infraestrutura para a prática de skate, patins, bicicletas, BMX e trotinetes, na freguesia de Água de Pau.

 

Nesta cerimónia, estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, acompanhada dos membros do executivo camarário, do Presidente da Assembleia Municipal, José Dias Pereira, do Presidente da Rede de Autarquias Participativas, José Manuel Ribeiro, da Presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal de Juventude, Gisela Baptista, dos representantes das cinco Juntas de Freguesia e dos representantes dos estabelecimentos de ensino que, através de videochamada, se ligaram aos jovens dos 18 projetos finalistas.

 

Na ocasião, Cristina Calisto enalteceu a importância do envolvimento dos jovens no desenvolvimento do concelho e a forma como o Orçamento Participativo Jovem tem a capacidade de mudar posturas e incutir o espírito de cooperação entre os jovens que, através do exercício de uma democracia participativa, têm voz ativa no progresso do concelho.

 

A Presidente da edilidade lagoense reforçou o facto de, “numa fase em que tudo é diferente e muitas iniciativas são canceladas, o OPJ não só se mantém, como se adapta e reinventa, evoluindo a cada edição de forma assinalável”, destacando o aumento significativo da percentagem de propostas que passaram à fase de votação e o número de votantes nesta 5ª edição.

 

Cristina Calisto aproveitou para agradecer e dedicar estes bons resultados aos à estabelecimentos de ensino que, no meio de um ano atribulado, conseguiram integrar o OPJ nas suas atividades. Agradeceu, ainda, à Rede de Autarquias Participativas, na pessoa do seu presidente José Manuel Ribeiro, pela partilha das boas práticas que permitem o Orçamento Participativo Jovem de Lagoa crescer.

 

O Presidente da Assembleia Municipal, José Dias Pereira, também parabenizou a Câmara Municipal de Lagoa pela iniciativa e os jovens pela sua participação ativa, que “de ano para ano, exprimem os seus sonhos de uma vida de excelência, guiada pela inspiração e pelo conhecimento dos quais virão a ser os beneficiários, assim como todos os lagoenses”.

 

José Manuel Ribeiro, Presidente da Rede de Autarquias Participativas, deixou, também, a sua palavra de agradecimento e demonstrou o seu agrado pela forma como o Orçamento Participativo Jovem foi organizado na Lagoa, como incentivo à construção de uma cidadania ativa. “Este é um importante processo que dá oportunidade aos jovens de perceberem que não se devem resignar e que devem manter um espírito de querer transformar o mundo”, salientou.

Este evento ficou, também, marcado pela inauguração do projeto vencedor da 4ª edição do OPJ, o vídeo guia da Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, da autoria da lagoense Diana Freitas, coincidindo com a celebração do Dia Internacional dos Museus que será assinalado no Museu de Lagoa-Açores.

 

Notícia disponível no site do OPJ de Lagoa (Açores).