Chamusca | Gabinete para a Juventude Matriz 21
4 de outubro de 2018

Abriu oficialmente ao público no dia 1 de outubro o Matriz 21 – Gabinete para a Juventude do município da Chamusca, situado no antigo Posto de Turismo, no edifício dos Paços do Concelho. Trata-se de um espaço onde os jovens podem receber apoio, informação e aconselhamento sobre as mais diversas áreas relacionadas com a juventude, o empreendedorismo, a educação, investigação, associativismo jovem, emprego, formação, gestão de carreiras, psicologia, apoio jurídico, habitação, atividades de lazer, voluntariado, programas de apoio nacionais e europeus, entre outras.

O Gabinete Matriz 21 é coordenado pelo Pelouro da Educação, a cargo da vice-presidente Cláudia Moreira, mas conta, conforme explica a autarquia em nota de imprensa, “com a colaboração ativa e regular de uma equipa multidisciplinar e transversal de 15 técnicos municipais que vão trabalhar com os jovens no esclarecimento de dúvidas e na resolução de problemas, de acordo com as suas respetivas áreas de atuação”.

Cada técnico vai estar a atender no Gabinete, no espaço de 15 em 15 dias, num período de quatro horas por dia, de acordo com uma agenda a anunciar em detalhe em breve. Não obstante, todos os dias existe uma área de atendimento disponível e o Gabinete tem outros técnicos que encaminham os jovens para as respostas mais adequadas. O espaço está também dotado de vários equipamentos digitais, para apoio no trabalho dos jovens, tem acesso à Internet, e foi concebido com pequenos nichos de trabalho individualizados.

Pontualmente, os serviços do Gabinete deslocam-se às escolas para participar e organizar eventos que estejam relacionados com o público-alvo abrangido.

“Há muitos anos que temos procurado dar qualidade de vida aos nossos seniores. Temos trabalhado também muito na área da educação. Faltava agora reforçar as políticas de juventude e irmos ao encontro daquilo que os jovens, em territórios tão difíceis como os do interior, precisam para se fixarem”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, no discurso que fez durante a cerimónia de inauguração, no dia 29 de setembro. E acrescentou como fator a introduzir “em toda esta equação, a felicidade”.

Cláudia Moreira, a vice-presidente, acrescentou que “o gabinete vai crescer e desenvolver-se com os jovens”. “Queremos aprender com os jovens e ser os vossos mentores. Temos a certeza que podemos fazer a diferença nas suas vidas”, sublinhou. A autarca explicou que as primeiras prioridades de trabalho da equipa do Gabinete vão ser a promoção do associativismo juvenil e o desenvolvimento de processos de participação cívica.

“Estas são áreas importantes pela consciência cívica que desenvolvem nos jovens e pela capacidade de os dotar das soft skills tão importantes hoje em dia no mercado de trabalho”, frisou Cláudia Moreira. Dois dos projetos que vão arrancar em breve vão ser o programa “Autarca Jovem” e “Orçamento Participativo Jovem”.

Quem esteve também presente na cerimónia de inauguração foi a coordenadora do Centro de Juventude de Lisboa, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Fernanda de Brito anunciou a disponibilidade do organismo que tutela para instalar na Chamusca, no espaço da Matriz 21, um Balcão Ponto Já.

“Mediante as negociações que termos vindo a fazer com o Município, já iniciámos o processo para aqui instalar, eventualmente até ao final deste ano, o Balcão Ponto Já. Reconhecemos que todos os projetos que aqui estão a ser implementados na Chamusca estão de acordo com os objetivos e missão do IPDJ”, afirmou Fernanda de Brito.

O Balcão Ponto Já é uma iniciativa do IPDJ e disponibiliza informação organizada e respostas estruturadas sobre temáticas de interesse dos jovens, desde apoio à constituição e gestão de associações juvenis, acesso a bibliotecas digitais e à inscrição do Cartão Jovem, oportunidades de emprego e orientação vocacional, entre outras áreas. Existem atualmente mais de meia centena de espaços Ponto Já em todo o País.

O Gabinete Matriz 21 vai estar aberto ao público das 11 às 18 horas, de segunda a sexta feira.

Ler artigo completo em: MEDIOTEJO.NET