O Orçamento de Lagos e participação dos destinatários
07/11/2019

Segundo a +Algarve:

"Vai decorrer na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, no dia 7 de novembro, pelas 17 horas, mais um Encontro de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, desta vez com uma reflexão sobre “O Orçamento de Lagos e participação dos destinatários”, integrada no projecto “Viver em Comunidade”.

Por esta altura – e a pessoa colectiva município não se fica pela intenção, como nas pessoas singulares tantas vezes acontece –, tendo em conta as várias necessidades sentidas e a sua capacidade para resolvê-las, o órgão executivo prepara um plano de actividades para o ano seguinte, que apresenta ao órgão deliberativo, para discussão e aprovação. Ao mesmo tempo, seguindo o exemplo de outros municípios, reserva uma pequena fatia da verba disponível para concretizar alguns anseios que previamente lhe foram transmitidos pela população, aprovando os que entretanto obtiveram maior votação popular. A este, é dado o nome de Orçamento Participativo; o global é o Plano e Orçamento, que se deseja equilibrado e rigoroso.

Neste encontro, para o qual foram convidados os responsáveis dos vários órgãos autárquicos do município e das freguesias, pretende-se analisar como se processa, em Lagos, a participação no Orçamento Municipal daqueles a quem se destina servir.

Os Encontros de 5ª Feira têm a duração de uma hora, com entrada livre."

Créditos de imagem:  +Algarve