Duas propostas na corrida ao Orçamento Participativo - Entroncamento
22/08/2019

Segundo a Mediotejo.net:


"De 3 de setembro a 14 de outubro os cidadãos do Entroncamento vão poder votar numa das propostas concorrentes ao primeiro Orçamento Participativo promovido pelo município.

Na reunião da Câmara realizada no dia 19, e após audiência prévia, foi homologada a lista de propostas concorrentes: uma da autoria de Rodrigo Bertelo, comandante dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, referente à aquisição de equipamento de proteção e socorro para os bombeiros da cidade, e outra da Fundação do Museu Nacional Ferroviário que propõe a reabilitação e atualização de um simulador de condução ferroviária.

Havia ainda uma terceira proposta, da autoria do cidadão José Fernando Lopes, mas foi considerada não consistente e não foi aceite pelo júri.

Em jogo estão 30 mil euros, valor definido para atribuir em 2020 à proposta que registar mais número de votos.

No Orçamento Participativo Jovem, para o qual estavam previstos 20 mil euros, não foi apresentada qualquer proposta.

O vereador José Miguel Baptista (PSD) criticou o calendário do Orçamento Participativo que, na sua opinião, explica o escasso número de propostas. Em relação ao OP Jovem defendeu um maior envolvimento de todos os “stake holders” designadamente o agrupamento de escolas.

O presidente da Câmara garantiu que esse trabalho foi feito. Jorge Faria (PS) caracteriza o OP, que se concretiza pela primeira vez no Entroncamento, como um “instrumento ímpar na adequação das políticas públicas municipais às necessidades e expetativas das pessoas”."


créditos de imagem: wiki.org