Vila Nova de Poiares aprova projetos do Orçamento Participativo
09/09/2019

Segundo o site notícias de Coimbra:


"As propostas para a aquisição de uma viatura com plataforma elevatória e construção de um campo de treino para Escolinhas dos Bombeiros Voluntários venceram as duas vertentes da terceira edição do Orçamento Participativo de Vila Nova de Poiares.

A primeira proposta (geral), num montante de 24.500 euros, foi apresentada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, e a segunda (jovem) por Rúben Lopes, com o valor de 24.984,70 euros, adiantou o município do distrito de Coimbra, em comunicado enviado à agência Lusa.

“Ao todo, foram contabilizadas 426 participações, num total de 1.704 votos admitidos, dado que cada votante tinha direito a quatro votos, distribuídos de forma diferente consoante a idade, resultando num processo onde todos se podiam pronunciar sobre todas as propostas a concurso, tanto do Orçamento Participativo Geral, como do Orçamento Participativo Jovem”, refere a nota.

Para o presidente do município, João Miguel Henriques, citado no comunicado, “apesar de a votação ser apenas presencial, e de apenas haver uma proposta no orçamento participativo jovem, registou-se uma adesão digna de registo, demonstrando que as pessoas são capazes de se mobilizar e mostraram vontade em participar e dar a sua opinião sobre as propostas a concurso”.

O autarca sublinhou que, “apesar do orçamento participativo ser uma realidade recente, com modelo e regras próprias, a participação alargada nas decisões e opções de investimento foi sempre uma prática deste Executivo, dando espaço e ouvindo a todos, auscultando as populações todos os dias, num contacto direto e próximo com os munícipes e também promovendo reuniões com as diferentes forças políticas, aquando da preparação do Orçamento Municipal, porque a democracia participada e participativa é um dos valores fundamentais da nossa ação”.

Nas duas anteriores edições, venceram projetos como a aquisição de uma viatura de transporte de doentes, entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, repavimentação do campo de jogos da Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, construção de um canil/gatil municipal e uma campanha de esterilização, vacinação, desparasitação, identificação e registo para animais de proprietários carenciados."


Créditos de imagem: site notícias de Coimbra