Novos equipamentos e fardamentos para os bombeiros locais, um quartel para a igualdade de género e um posto médico avançado estão entre os oito projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo de Azambuja, que reuniu 37 projetos de investimento em diferentes áreas.
Para esta primeira edição, a Câmara de Azambuja contemplou uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar os oito projetos mais votados pela população, num montante máximo de 15 mil euros a cada. Entre os projetos eleitos os bombeiros foram os principais vencedores, com seis propostas de investimento que visam melhorar os meios de socorro dos operacionais.
Com o projeto “Vestir 25 Heróis”, a proponente Thays Freixo propôs a aquisição de 25 fatos completos de Equipamento de Proteção Individual para incêndios urbanos e industriais para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. Cada equipamento tem um custo estimado de 600 euros. Thays Freixo foi também a autora de uma segunda proposta vencedora (Um Quartel para a Igualdade de Género) que visa dotar o quartel dos Bombeiros de Azambuja de melhores condições, nomeadamente aumentar a capacidade do balneário feminino e sanitários.
Ainda para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, outra das propostas vencedoras, visa a revitalização e modernização de um veículo urbano de combate a incêndios. “O veículo operacional, apesar de ter já 20 anos, ainda responde no presente e num futuro próximo às necessidades se for restaurado e modernizado”, justifica o autor da proposta, Ricardo Correia. Os Bombeiros de Azambuja vão também receber, no âmbito de outras três propostas vencedoras, capacetes, cacifos e um sistema de iluminação de alta visibilidade com pelo menos 45 minutos de autonomia.
Igualmente financiado será o projeto “Posto Médico Avançado”, proposto por André Torrão, que tem como objetivo aquisição de um posto médico e tenda insuflável com 42 metros quadrados para a Cruz Vermelha de Aveiras de Cima. O concelho de Azambuja ganhou ainda uma tenda de emergência médica e um posto de comando que deverá ficar posicionado no quartel dos Bombeiros de Azambuja.
Notícia disponível no jornal O Mirante.