OP Penafiel - Já são conhecidos projetos vencedores
2 de março de 2018

A Câmara Municipal de Penafiel anunciou os resultados dos 5 projetos vencedores do Orçamento Participativo 2017/2018. No total foram a votos 25 projetos selecionados, num total de 38 projectos apresentados, dos quais 7 não reuniam as condições necessárias e 6 desistiram. Este Orçamento Participativo contou com a votação de 8.466 penafidelenses.

O projeto vencedor “Desporto para Todos”, da freguesia de Abragão, vai permitir criar as condições para a promoção de atividades desportivas na freguesia de Abragão, mais concretamente no Pavilhão Gimnodesportivo de Abragão. O projeto vai apoiar a equipa de Futsal - Benjamins, e a criação de uma equipa de futsal "juvenis" ou "iniciados" e ainda uma equipa de futsal feminina. A criação de aulas de atividades de grupo - Fitness (aeróbica/step/localizada/zumba) para todas as faixas etárias, e a criação de atividades desportivas destinadas à 3ªIdade (séniores e pessoas com mobilidade reduzida) é também uma das prioridades deste projeto. O projeto 22 vai ainda promover a criação de aulas de patinagem para várias idades, essencialmente para a idade escolar, para as vertentes de patinagem artistica e hóquei patins entre outras modalidades desportivas realizadas no Pavilhão Gimnodesportivo. 

Em 2.º lugar ficou o projeto 20 – Parque de Lazer, da freguesia de S. Martinho de Recesinhos que pretende criar um espaço de utilidade pública para a população, com espaços para a prática do exercício físico; parque de merendas; parque infantil; campo de voleibol de praia, para congregar famílias num convívio; onde posteriormente irá surgir a sede do agrupamento de escuteiros, bem como um parque de campismo e autocaravanismo para receberem agrupamentos de escuteiros a nível nacional e internacional, para além de todas as pessoas que o pretendam fazer.

O Projeto 13 – Parque de Lazer em Guilhufe e Urrô - ficou em 3º lugar. A proposta vencedora vai promover um parque de lazer, na Rua Padre Manuel Oliveira Braga na freguesia de Guilhufe e Urrô, mais concretamente em Urrô. Esta construção pretende criar mais e melhores condições à freguesia, ao Município e a todos os cidadãos que queiram visitar a localidade. Será um espaço com potencial para desenvolver as mais diversas atividades, incentivar a prática de exercício físico e o convívio intergeracional.

O 4.º lugar foi para a freguesia de Galegos com o projeto 10 - “Um programa cultural para Galegos”. Esta proposta vencedora pretende criar um espaço cultural em Galegos e dinamizar mais eventos culturais na freguesia, com teatro, concertos, seminários, workshops, bem como a colocação de uma bibliojogoteca, (um espaço onde vão conviver livros e jogos tradicionais – xadrez, damas, dominó, monopólio, etc.), acessível e disponível para todos.

O projeto “Poço da Levada – Espaço natural e Verde”, vencedor nº5, vai permitir recuperar o Poço da Levada, na freguesia de Rio Mau, optimizando as acessibilidades e as áreas verdes já existentes envolventes e criando melhores condições, atraindo, assim, cada vez mais desportistas e visitante a este património material de grande beleza. 

Para implementar os cinco projetos vencedores, a Câmara Municipal vai investir 242.637,20 euros.


Ler artigo completo em: CM PENAFIEL