24 projectos na segunda fase do Orçamento Participativo de Braga
24 de julho de 2017

Foram 24 os projectos que passaram à segunda fase de votação do Orçamento Participativo do Município de Braga 2018. Dos 7.192 cidadãos inscritos, 5.640 Bracarenses votaram na primeira fase, o que representa uma taxa de participação de 92.7%.

Nesta segunda fase, a decorrer até dia 23 de Julho, cada cidadão escolhe apenas um projecto entre os 24 apurados, escolhendo assim o projecto que pretende que a Câmara Municipal promova ou execute em 2018.

Na área da ‘Cultura e Património (material e imaterial)’ passaram à segunda fase os seguintes projectos: ‘Fi-bra - Filarmonia Juvenil de Braga’; ‘Igreja Matriz Velha de Lomar – recuperação’; ‘Arte por Tadim’; ‘Reactivação do Grupo de Teatro e Remodelação de Espaço’; ‘Valorização do Castelo de Braga e muralhas medievais. O passado na calçada’.

‘Plantação de árvores’, ‘Olha a floresta autóctone’, ‘Sala Expositiva/Interactiva e Observatório Solar do Planetário - Casa da Ciência de Braga’, ‘Das Palhotas a Cabanas’ e ‘Ciência Andante’ foram os projectos apurados na área ‘Ecologia, Ambiente e Energia’.

Já na área dos ‘Equipamentos e Espaços Públicos’ passaram à segunda fase os projectos ‘Cobertura de ringue desportivo (Padim da Graça)’, ‘Salão de apoio às actividades da freguesia (Guisande e Oliveira S. Pedro)’, ‘Ampliação do Rocódromo de Escalada’, ‘Espaço Comunitário e de Culto de S. Martinho’ e Arte e Cidadania (EB 2,3 Frei Caetano Brandão).

Na área da ‘Solidariedade e Coesão Social’ estão em votação as seguintes propostas: ‘Centro Multidisciplinar para Doenças Neurodegenerativas’; ‘’Acolher Melhor – Recuperar o Centro de Alojamento para Sem Abrigo’; ‘+ Saúde + Idade’; ‘Dar asas para voar’; ‘Sala “Snoezelen’.

No ‘Trânsito, Mobilidade, Acessibilidades e Segurança Rodoviária’ passaram os três projectos submetidos ao OP: ‘Rotunda no cruzamento da avenida Robert Smith com as ruas José António Cruz e Padre Vitorino de Sousa Alves’; ‘Estudo para conclusão do anel ferroviário no Minho (Guimarães-Braga-Barcelos)’; ‘Substituição de dissuasores de trânsito por gradeamento’.

Na área do ‘Turismo’ encontra-se em votação o projecto ‘Conta-me como foi’ a implementar no Presépio ao Vivo de Priscos.

Inscrições abertas até dia 20

De referir que estão novamente abertos os registos no Orçamento Participativo, sendo que as inscrições podem ser feitas até às 24h00 do dia 20 de Julho.

Em http://participe.cm-braga.pt conheça em pormenor cada um dos 24 projectos em votação e escolha aquele que pretende que o Município promova ou execute em 2018!

Braga é de todos e todos têm uma palavra a dizer na construção de um presente e futuro melhores. Participe e faça ouvir a sua voz!

Ler artigo completo em: CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA