A autarquia de Alcobaça foi reconhecido com Menção Honrosa pelo reconhecimento do “excelente desempenho nas Atividades de Educação Ambiental” realizadas durante o passado verão.
Esta distinção teve lugar no 8º Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul, que decorreu nos dias 6 e 7 em Torres Vedras, segundo explica um comunicado da Câmara.
O Programa Bandeira Azul exige que as praias candidatas sejam identificadas e que apresentem “excelente qualidade da água”.
“No concelho de Alcobaça, foram galardoadas com a Bandeira Azul na época balnear de 2022, as praias de Paredes de Vitória e de São Martinho do Porto”, acrescenta o município, explicando que o programa Bandeira Azul exige que as “praias candidatas sejam identificadas e que apresentem “excelente qualidade da água”.
“Este é um trabalho de valorização ambiental das nossas praias que incide diretamente nas pessoas. Com estas atividades, estamos a contribuir para uma consciencialização ambiental comum que garanta para as gerações futuras as melhores condições de usufruto das nossas praias”, refere Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, citado no comunicado.
A candidatura à Bandeira Azul em cada época balnear integra um programa de atividades de Educação Ambiental, da responsabilidade do município de Alcobaça. Em 2022, o tema foi “Recuperação de Ecossistemas”, sendo a maioria das atividades programadas durante a época balnear e nas praias que se candidatam ao galardão.