Propostas do Orçamento Participativo de Lagoa já estão em consulta pública

Os resultados da análise técnica das propostas apresentadas à edição de 2020 do Orçamento Participativo (OP) de Lagoa estão em consulta pública. São cinco as propostas que cumprem os requisitos definidos pelo regulamento do OP Lagoa 2020. Distribuem-se por diferentes freguesias do concelho e correspondem a investimentos de natureza diversificada.

Integram a lista das propostas aprovadas as “Lombas com sinalização no Calvário” (União de Freguesias de Estômbar - Parchal); o “Parque de exercício físico, lazer e convívio no Pateiro” (União de Freguesias de Estômbar - Parchal); a “Reabilitação urbana na Rua da Liberdade” (União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro); o “Lagoa moto parking (Todas as Freguesias); e a “Rede de água de saneamento para o Sítio do Passarinho” (União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro).

A “Consulta pública dos resultados da análise técnica” das propostas submetidas ao OP Lagoa 2020, corresponde à penúltima fase do processo iniciado em maio. A apresentação final dos resultados, prevista para outubro de 2020, é o ultimo passo antes da execução das obras eleitas na 7ª edição do OP Lagoa. A fase de votação dos projetos não acontece este ano, já que o volume de propostas não ultrapassou os 300 mil euros, valor da dotação financeira atribuída pelo executivo municipal ao OP Lagoa.

Dinamizado sem interrupções desde 2014, o OP integra a estratégia do Município de Lagoa para a participação pública. A edição deste ano de 2020 registou adaptações relativas à forma de participação dos cidadãos. Devido à conjuntura excecional relacionada com a pandemia, pela primeira vez a submissão de propostas ocorreu apenas em ambiente on line, através da plataforma digital.

Notícia publicada em: https://postal.pt/