CM Castro promove Assembleias Participativas do OP 2021
2 de Junho de 2020

A Câmara de Castro Verde inicia nesta terça-feira, 2 de Junho, o ciclo de Assembleias Participativas tendo em vista a apresentação de propostas para o "Orçamento Participativo" (OP) de 2021.

A primeira das cinco sessões previstas realiza-se a partir das 21h00 no Fórum Municipal de Castro Verde, sendo que devido às normas estabelecidas pela Direcção Geral da Saúde (DGS) devido à Covid-19 a lotação das salas será reduzida para 50% da sua capacidade, assegurando o distanciamento físico recomendado entre os presentes.

Depois de Castro Verde, estão agendadas assembleias participativas para Entradas (na quinta-feira, 4, no Centro Recreativo), São Marcos da Atabueira (dia 9 no Centro Cultural), Santa Bárbara dos Padrões (16 de Junho) e Casével (18 de Junho no Centro Cultural).
Além das assembleias participativas, as propostas ao OP 2021 da Câmara de Castro Verde podem também ser apresentadas on-line, até 30 de Junho, através da plataforma http://op.cm-castroverde.pt/.

Recorde-se que esta iniciativa, lançada pela autarquia em 2020, tem como objectivos "aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas de utilidade colectiva no orçamento municipal para o próximo ano, estando definido um total de 40.000 euros para as acções de 2021".

O OP de Castro Verde destina-se a todo os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho, sendo que na primeira fase os cidadãos são convidados a apresentar as suas propostas de investimento público. Numa fase posterior, os cidadãos decidem, através de votação, as propostas vencedoras a incluir no orçamento municipal para 2021.

As propostas apresentadas devem incidir nas áreas do Espaço Público; Espaços Verdes; Higiene Urbana; Cultura e Desporto; Acção Social e Saúde; Educação e Juventude; Modernização Administrativa; Trânsito, Infra-estruturas e Mobilidade; Turismo e Desenvolvimento Económico; Ambiente; Segurança e Protecção Civil.