Orçamento Participativo de Coimbra de 500 mil euros leva 17 projetos a votação

Dezassete projetos da sociedade civil disputam a partir de sábado meio milhão de euros a atribuir pelo município de Coimbra na terceira edição do Orçamento Participativo de Coimbra, foi hoje anunciado.

Dedicada ao tema "Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura", a edição deste ano conta com nove projetos apresentados pela população em geral e oito na versão dedicada aos jovens dos 14 aos 30 anos.

Em comunicado, a Câmara de Coimbra refere que a votação é feita exclusivamente por voto eletrónico até 30 de setembro, em coimbraparticipa.cm-coimbra.pt, sendo o processo validado pelo número do Cartão de Cidadão.

A autarquia disponibiliza a Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CM Coimbra, Casa Municipal da Cultura, Espaço da Câmara Coimbra na Loja do Cidadão e a bilheteira do Convento São Francisco como locais de acesso digital para votação.

"O objetivo principal passa por conseguir propostas relevantes e capazes de gerar novos públicos, revitalizar espaços do concelho, suscitar e aumentar o conhecimento da cidade e a circulação de informação, contribuir para a autoestima e o bem-estar dos seus habitantes, mas revelando sempre a dimensão europeia da cidade de Coimbra", salienta o comunicado.

Nesta terceira edição, foram apresentadas 35 propostas, mas apenas 17 passaram a projeto sujeito a votação.

O período de submissão de proposta decorreu de 10 de março até 30 de junho, depois de ter sido prorrogado devido às condicionantes impostas pela pandemia da covid-19 e que implicaram, designadamente, o cancelamento dos Encontros Participativos de divulgação e de dinamização do projeto junto da população.


Notícia publicada em: https://www.rtp.pt/