Orçamento Participativo de Braga dota cantina solidária de Tadim com melhores condições de utilização
05 de setembro de 2017

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, inaugurou hoje, dia 4 de Setembro, as obras de melhoramento da Cantina Solidária da Casa do Povo de Tadim, um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo de 2017.


A intervenção na cantina consistiu no melhoramento acústico e térmico do espaço, com colocação de tectos falsos, substituição de vidros e caixilharia, melhoria de acessos para pessoas com mobilidade reduzida e ainda substituição do pavimento.


Para Ricardo Rio, o projecto agora concretizado reflecte a abrangência territorial do Orçamento Participativo, ferramenta implementado, em 2014, pelo actual Executivo Municipal e que tem deixado uma ´marca transformadora´ no Concelho através da concretização de ´projectos de enorme valia´ para a comunidade.


“A Casa do Povo de Tadim é uma instituição que serve uma comunidade muito relevante e que, com a ajuda do Orçamento Participativo, conseguiu valorizar significativamente a cantina e melhorar as condições para quem dela usufrui diariamente”, sustentou Ricardo Rio, lembrando que o Orçamento Participativo possui uma taxa de execução de 100 por cento.


Como salientou o Edil, estimular a participação dos cidadãos tem sido um eixo estratégico da acção da Câmara Municipal que, nos últimos quatro anos, promoveu a realização de reuniões descentralizadas do Executivo, dinamizou os conselhos consultivos e implementou instrumentos de auscultação dos mais jovens, corporizando desta forma uma “estratégia de proximidade e de gestão aberta para toda a comunidade, com a promoção de uma cidadania mais activa e interventiva”.


A Casa do Povo de Tadim possui as valências de lar, centro de dia, serviço de apoio domiciliário, creche, pré-escolar, centro de actividades de tempos livres, apresentando ainda uma cantina social que serve 63 refeições diárias.

PÁGINAS RELACIONADAS

Ler artigo completo em: CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA