Já se encontra aberta a fase de candidaturas do OP Jovem da Lousada

Tu escolhes o futuro de Lousada”. É este o desafio lançado pela Câmara Municipal de Lousada para a edição deste ano do Orçamento participativo Jovem (OPJ) - a sétima.

"O OPJ pretende reunir opiniões e contributos importantes junto da juventude lousadense, de forma a inscrever as suas ideias e projetos no orçamento municipal e nas grandes opções do plano", refere a autarquia, que apela "à participação cívica dos jovens, promovendo um elevado sentido de cidadania e comunidade, onde seja aprofundado o diálogo e concertação de propostas juntamente com o executivo municipal, na definição de prioridades de investimento autárquico".

O período de candidaturas abre esta segunda-feira, dia 12 de outubro, e encerra a 7 de novembro. Para que as candidaturas sejam aprovadas, existe um conjunto de pressupostos que devem ser cumpridos, nomeadamente serem apresentadas por indivíduos com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos e o custo máximo associado ao projeto não ultrapassar os 30 mil euros, valor inscrito no orçamento municipal de 2021.

As propostas vão ser analisadas pelos serviços municipais entre os dias 9 e 20 de novembro, sendo que a votação vai decorrer de 30 de novembro a 31 de dezembro. A apresentação do projeto vencedor está agendada para 6 de janeiro de 2021, dia de aniversário do Espaço AJE (Artes, Juventude e Europa).

Pode consultar as normas de participação e informações complementares aqui.

Notícia publicada no Jornal A Verdade.