Parque infantil no Painho vence Orçamento Participativo do Cadaval
22/11/2019

Segundo a Gazeta das Caldas:


A construção de um parque infantil e parque de merendas no terreno anexo ao Polidesportivo do Painho foi a proposta mais votada do primeiro Orçamento Participativo do Cadaval, com 257 votos.

Na primeira edição votaram perto de 1500 pessoas e o segundo projecto, a criação de um parque infantil em Alguber, ficou a apenas quatro votos. Em terceiro lugar ficou a aquisição do equipamento para um novo veículo florestal de combate a incêndios e a transformação do chassis, com 231 votos.
“Dinamizar o polidesportivo é o objetivo deste projeto, proporcionando, a todos, actividades de convívio e lazer”, refere a sinopse do projecto vencedor que visa ainda dotar “o Painho de um equipamento onde as crianças possam brincar, onde toda a população possa praticar exercício físico e simultaneamente incentivar o convívio entre todas as gerações”.
A proposta é de Tiago Garcia, Ana Raquel Vargas, Isabel Lucas e José Fidalgo e tem um valor estimado de 52 mil euros. A votos estiveram 14 projectos.
A cerimónia de apresentação do projeto vencedor e a entrega de certificados aos promotores está prevista para 13 de Janeiro de 2020.

No Bombarral já se vota…

Até 30 de Novembro é possível escolher o vencedor do primeiro Orçamento Participativo do Bombarral, ajudando o município a escolher onde gastar 50 mil euros atribuídos.
A votos estão 10 projectos, entre os quais o melhoramento do parque infantil da Praça da República com sombras, a requalificação do recreio da antiga escola primária do Vale Covo instalando equipamentos de fitness ou a divulgação da Mata Municipal com a colocação de painéis informativos, sinalética e criação de um site e folhetos.
Entre as propostas há ainda a edificação de um monumento ao Bombeiro, a compra de fatos de protecção individual para os soldados da paz, a construção de um parque de street workout (exercício na rua), a pintura do muro da Mata com temas alusivos à História, a criação de uma plataforma digital com informação para pessoas com deficiência e incapacidade ou de um espaço de cowork empreendedor, e ainda a edição de um livro fotográfico sobre a etnografia e o património imaterial do Bombarral.
A votação pode ser feita através do site (www.op.cm-bombarral.pt) ou presencialmente na Câmara e nas Juntas de Freguesia.

… e na Nazaré começa-se a votar a 7 de Novembro

Começa no dia 7 de Novembro a votação dos projectos do Orçamento Participativo da Nazaré, que se estende até 15 de Dezembro. A votos está a criação de um espaço para o desenvolvimento de actividades náuticas para crianças no Centro Náutico da Nazaré e a criação de uma aplicação móvel que concentre um leque de informação variada, como por exemplo, as ocorrências na via pública, a emissão de notificações, notícias e avisos de actividades de interesse municipal.
Os interessados podem votar na plataforma digital na página www.nazareparticipa.pt ou nas sedes das Juntas de Freguesia.
O OP da Nazaré foi criado em 2016 e tem uma dotação orçamental de 15 mil euros."

Créditos de imagem: Site da câmara municipal do Cadaval