Foi eleita a nova Presidência da Rede de autarquias participativas
17/12/2019

Segundo a  Secretaria Técnica da Rede:


    "Decorreu na passada semana a eleição da Presidência da Rede de Autarquias Participativas . A única lista candidata traz algumas novidades , entre as quais se destaca:

uma composição mais alargada, passando dos atuais cinco membros para onze, reforçando, assim, a representatividade deste órgão; uma maior cobertura do território nacional , garantindo a presença de autarquias de todas as regiões continentais , bem como dos Açores e da Madeira; a entrada, pela primeira vez , de um representante das Freguesias , diversificando e enriquecendo a composição deste órgão.

    A Presidência será liderada pelo Município de Valongo, que se mantém no cargo, sendo acompanhado pelos Municípios de Braga, Guimarães , Lagoa - Açores , Funchal , Fundão, Lourinhã, Odemira, Mealhada, Lagoa - Algarve, bem como pela União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, de Sintra. A Presidência agora eleita entrará em funções a 2 de janeiro de 2020, as sumindo o compromisso para os próximos dois anos de reforçar os espaços e os mecanismos de democracia participativa ao nível das estruturas do poder local em Portugal. Durante os primeiros dias do novo ano será apresentado publicamente um Plano de Atividades para o mandato. Este beneficiará dos contributos dos diferentes membros , através do exercício de avaliação da Rede que se encontra atualmente a decorrer."