Ciclovia escolar venceu Orçamento Participativo Jovem de Vizela
03 de agosto de 2017

O projeto da criação de uma ciclovia escolar foi o vencedor no concurso lançado pela autarquia, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

Margarida Monteiro, de 14 anos, aluna da Secundária, resolveu dar o passo sozinha, numa fase inicial, e apresentou esta proposta por “sentir essa carência como aluna”.

Pedro Vilela, 23 anos e recém-graduado em Engenharia Civil, apresentou, numa fase inicial, um projeto no âmbito da sua graduação. Foi então que a organização do OPJ resolveu juntá-los e criar apenas um projeto. Em comum têm, para além da ideia, o gosto pela bicicleta e viram o seu projeto sair vencedor, com uma dotação de 15 mil euros a atribuir, para a sua execução, pela Câmara Municipal de Vizela. A ciclovia escolar proposta, visa ligar alguns pontos da cidade, nomeadamente a Estação de Comboios, a Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, a Escola Secundária e a EB 2,3/S de Infias.

No entanto, não estão descartados os outros dois que foram sujeitos a votação, nomeadamente a criação de um Skate Park e o Projeto da Coração Azul, o Patinhas Carenciadas.

O OPJ de Vizela foi uma iniciativa que saiu do Conselho Municipal da Juventude e que teve como objetivo central aproximar os jovens da participação cívica na sua cidade e no seu concelho.

Ler artigo completo em: RÁDIO VIZELA