Inaugurado mais um projecto do OP Jovem de Valongo
30 de janeiro de 2019

O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, presidiu à inauguração do  projecto do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) “Brincar no Jardim de Infância Colorido”, um dos projectos que foi a concurso na quinta edição do OPJV.

O projecto previa a aquisição de equipamentos desportivos para todas as crianças dos 29 jardins-de-infância do município.

O projecto, que tem como proponente Ana Luís Paupério Barros, inclui a criação de um mini trampolim, duas tabeles de basquetebol, duas balizas e bolas de futebol, andebol, voleibol e basquetebol.

Segundo o município de Valongo, está já em curso a 6.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo, no qual só poderão votar os jovens inscritos na rede de bibliotecas municipais do concelho.

A dotação orçamental para este ano é de 150 mil euros (representando um acréscimo de 30 mil euros em relação ao ano anterior), sendo que 60 mil euros (seis projectos de 10 mil cada) será para projectos escolares, 60 mil euros (seis projectos de 10 mil cada ) para projectos extra-escolares e 30 mil euros (três projectos de 10 mil cada) para projectos “Gerações”.

O Orçamento Participativo Jovem de Valongo tem como finalidade envolver os cidadãos do concelho e levá-los a intervir de uma forma mais construtiva e participada nos actos de decisão e implementação de iniciativas de interesse público.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, revelou que com esta norma inovadora o executivo municipal quer motivar os jovens para a leitura, aliando o OPJV ao projecto «Ler Não Custa Nada». “O nosso objectivo é a melhoria constante dos nossos projectos de promoção da cidadania activa e plena, que visam a construção de uma Comunidade Mais Esclarecida e mais Participativa”, disse.

Ler artigo completo em: VERDADEIRO OLHAR