Boticas avança com 10ª edição do Orçamento Participativo
27 de Outubro de 2017

Pelo décimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Boticas está a implementar o Orçamento Participativo, incentivando os munícipes a darem as suas sugestões sobre as prioridades de investimento a inscrever no Orçamento Municipal para o ano de 2018.

A autarquia disponibiliza um inquérito on-line, no seu endereço eletrónico (em http://www.cm-boticas.pt/orca/), através do qual os munícipes podem deixar a sua opinião e apresentar projetos relativos a investimentos que gostariam de ver implementados no Concelho no próximo ano.O Orçamento Participativo é um instrumento de maior proximidade com os munícipes durante um processo de grande importância para o Município, apresentando-se como uma componente essencial da democracia participativa. É um orçamento elaborado com a participação direta dos cidadãos, no qual parte da verba disponível do Município é destinada às propostas apresentadas durante as sessões públicas realizadas e feitas por cidadãos. Sendo um instrumento pleno de democracia, revela-se como uma nova forma de governação, gestão e planeamento dos territórios, que tem por base a participação ativa dos cidadãos. Através desta experiência de gestão pública participada, o Município aproxima os eleitos dos eleitores e promove a participação ativa de todos nos processos de planeamento e gestão municipal.

Para dar execução aos projetos e sugestões apresentados pelos munícipes, depois de analisadas as propostas e aferida a sua exequibilidade e pertinência, a Câmara Municipal irá disponibilizar uma verba própria para ser inscrita no Orçamento para 2018.
Para além da participação dos cidadãos através da Internet, o Orçamento Participativo 2018 prevê também a realização de reuniões com associações, juntas de freguesia e outras coletividades, bem como reuniões de esclarecimento abertas a toda a população.

Ler artigo completo em: DIÁRIO ATUAL