Vila Nova de Cerveira com três propostas em votação - OP
06/09/2019

Segundo o Alto Minho Tv:


"Já está a decorrer o período de votação do Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira, que nesta edição conta com três propostas.

Em comunicado, a autarquia adianta que o Orçamento Participativo registou, durante a fase de submissão de propostas, quatro ideias-projeto, tendo sido validadas três, após a Comissão de Análise Técnica ter considerado “não elegível” uma das propostas apresentadas.

Uma das ideias em votação é a ‘Execução de Memorial do Bombeiro’, “uma obra que pretende homenagear os bombeiros que já nos deixaram e que continuam a inspirar aqueles que no dia-a-dia dão a sua vida para salvar outras vidas, além de se apresentar como uma obra de arte que embelezará um espaço junto ao Quartel”.

Outra das propostas denomina-se ‘Apoio +’ e envolve a “aquisição de um veículo devidamente capacitado e adaptado para o Centro Paroquial de Reboreda, Instituição Particular de Solidariedade Social, de forma a apoiar toda a comunidade, famílias e pessoas de todas as idades, desejando dissipar barreiras de mobilização e acessibilidade”.

Já o terceiro projeto é relativo ao ‘Núcleo Interpretativo dos Moinhos da Gávea’, localizado na freguesia de Reboreda, e incide sobre o “arranjo genérico de todos os moinhos, com especial incidência no moinho número 5, por ser o que se encontra num estado mais degradado e que necessita de intervenções urgentes”.

Estas propostas encontram-se em fase de votação, através de uma plataforma online, até ao dia 30 de setembro.

Podem participar pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho. No caso dos residentes há uma validação automática, quanto aos restantes será necessário o envio de um comprovativo de trabalhador, de estudante ou de natural.

Cada pessoa tem direito a um voto que pode ser concretizado digital ou presencialmente na respetiva Junta de Freguesia, através do preenchimento de uma ficha própria cedida pela autarquia, e que deve ser entregue pelo Presidente da Junta de Freguesia, em envelope selado, no Gabinete de Comunicação, até ao dia 18 de setembro, de modo a introduzir os votos na plataforma.

O Orçamento Participativo Geral de Vila Nova de Cerveira tem um montante total de 90 mil euros, estando regulamentado um limite máximo de 60 mil euros a cada proposta, de forma a dar oportunidade à concretização de mais projetos.

O anúncio público dos projetos vencedores está previsto para o dia 1 de outubro, data em que se assinala o Dia do Município."


créditos de imagem: Alto Minho Tv