Apresentação das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Odemira

As propostas mais votadas pelos cidadãos na edição de 2021 do Orçamento Participativo do Município de Odemira vão ser divulgadas no dia 20 de dezembro, pelas 18.30 horas, no Edifício dos Paços do Concelho.

 

Os projetos vencedores serão incluídos no Orçamento Municipal de 2022, até ao montante global de 300 mil euros, valor dividido em 150 mil euros para propostas nas freguesias do interior do concelho ou com menos de 1500 habitantes e 150 mil euros para propostas nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1500 habitantes, podendo existir projetos transversais ao território.

 

A votação decorreu durante o mês de novembro, tendo sido registados 3.714 votos no total das 38 propostas apresentadas pela população para o Orçamento Participativo de Odemira, das quais são 13 referentes ao OP Municipal e 25 propostas para o OP das Freguesias.

 

As propostas apresentadas incidiram em requalificação de espaços públicos, criação de espaços e serviços para a infância, recolha e divulgação de tradições e sobre questões relacionadas com o ambiente, desde a gestão da água até à redução de resíduos.

 

A votação decorreu em simultâneo para o OP Municipal e para o OP Freguesias e puderam votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.

 

O OP das Freguesias tem o valor máximo de 10 mil euros por freguesia, sendo as propostas vencedoras divulgadas pelas respetivas Juntas de Freguesia.

 

O objetivo do OP de Odemira é reforçar a participação ativa dos munícipes, possibilitando a apresentação e votação de projetos ou propostas de investimentos que visem a melhoria da vivência coletiva no território.