Parque canino vence Orçamento Participativo de Peniche
31 de outubro de 2017

Melhorar o Parque Urbano da cidade de Peniche foi a prioridade dos naturais, residentes, estudantes e trabalhadores locais no primeiro Orçamento Participativo de Peniche. Tal comprova-se pelo facto de os dois projectos mais votados preverem obras naquele espaço.
A criação de um parque canino no Parque Urbano foi a proposta vencedora com 109 votos. Estima-se que custe 7.500 euros. A colocação de baloiços no mesmo parque e de quatro bebedouros ao longo da calçada foi o segundo projecto mais votado. A ideia reuniu 30 votos e custa 7.400 euros.
Em terceiro lugar, com 27 votos, ficou a instalação de um quiosque móvel que será sazonalmente utilizado como posto de turismo no Jardim de Nossa Senhora da Conceição, na Atouguia da Baleia. A concretização da proposta custará 5.000 euros.
O valor definido pela Câmara para esta ferramenta democrática permitirá ainda concretizar um quarto projecto, que passa pela arte urbana com a pintura de empenas do Bairro Luís de Camões. Serão necessários 7.500 euros para esta ideia que reuniu 15 votos. Todos os projectos têm 24 meses de prazo de execução.
Nesta primeira edição do Orçamento Participativo de Peniche votaram 195 pessoas que decidiram os vencedores. O orçamento não chegou para os dois projectos menos votados: “Sai da Caixa”, com oito votos, e a colocação de um baloiço para deficientes e um bebedouro no parque infantil da cidade, com seis.

Ler artigo completo em: GAZETA DAS CALDAS