Primeiro Orçamento Participativo com 13 projetos a votação - Ourém
03/10/2019

Segundo o site Mediotejo.net:


"São 13 os projetos que a partir de 16 de outubro vão estar em votação no primeiro Orçamento Participativo promovido pela Câmara de Ourém. Nesta fase, as propostas apresentadas por cidadãos ou instituições estão a ser convertidas em projetos pelos serviços municipais.

Com orçamentos tão díspares que vão de 1.500 a 50 mil euros, as propostas são variadas: Melhorias Parque Linear (Nª Srª da Piedade), Percursos culturais pelo concelho (Alburitel), Outdoor Digital (informações sobre defesa da floresta contra incêndios), Conde Medieval (comemorações dos 560 anos da morte do IV Conde de Ourém), Dar vida ao Parque de Lazer (Rio de Couros), De Escola a Acolhimento (albergue de apoio a peregrinos), Piscina de água corrente (Espite), Fitness ar livre (Atouguia), Ourém Free Padel (dois campos de padel em Caxarias), “Vila dos Gatos” (Reconversão de “monos” em mobiliário urbano para abrigo de animais errantes), Construção de ringue /polidesportivo em Matas, Proposta de requalificação de espaço público inutilizado em espaço desportivo (Fátima), Circuito pedestre – património e natureza (entre o Olival e a Conceição).

Segundo a Câmara de Ourém, o Orçamento Participativo “pretende incentivar o envolvimento cívico da comunidade na gestão municipal, contribuindo para uma maior representação e participação no plano político e para um fortalecimento da qualidade da Democracia”.

Este projeto tem também como objetivo “estimular a comunicação e a ligação entre munícipes e órgãos municipais, fomentando a coesão social por via da aposta em processos de deliberação abertos e inclusivos”.

O período de votação nos projetos decorre de 16 de outubro a 15 de novembro. O sistema de votação inclui votos por sms e pela plataforma eletrónica op.ourem.pt (também com acesso através do website www.ourem.pt) e a partir de 20 de novembro serão divulgados os projetos vencedores.

“A partir do dia 16 de outubro deixo o desafio a todos, que acedam ao portal, e votem”, apelou o Presidente da Câmara, Luís Albuquerque na sessão da Assembleia Municipal do dia 30 de setembro."


Créditos de imagem: Mediotejo.net