PARCERIA

Associação In Loco (Entidade Coordenadora)

A In Loco foi fundada em 1988, como uma organização apostada na promoção do desenvolvimento e da cidadania.

Define-se como uma entidade apartidária, constituída exclusivamente por indivíduos, numa opção clara de promoção da cidadania activa e de afirmação do direito das pessoas de intervirem na “res publica”.

Esta escolha de partida não conduziu a entidade a uma intervenção alienada da acção dos outros agentes, públicos e privados, pelo contrário, a In Loco assumiu, desde a primeira hora, uma postura de aproximação e colaboração decidida com outros actores - Órgão da Administração Pública Central e Desconcentrada; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia; universidades e centros de investigação; associações locais de natureza diversa; Escolas oficiais e escolas profissionais; empresas, entre outros.

Ao longo dos anos, a In Loco tem procurado dar resposta, ou melhor, criar dispositivos que favoreçam a procura e construção colectiva de respostas para os problemas formulados pelos próprios actores. Este processo de escuta activa levou-a ao alargamento constante das suas áreas de acção, como é o exemplo dos processos participativos, sendo hoje uma entidade de referência nesta matéria a nível nacional e internacional. 

Contactar: 

Nelson Dias | nelson.dias@in-loco.pt

Simone Júlio | simone.julio@in-loco.pt

Vânia Martins | vania.martins@in-loco.pt

Centro de Estudos Sociais (Entidade Parceira)

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra é um Laboratório Associado do Ministério da Ciência e Tecnologia, desde 2002.

Trata-se de um centro propriamente vocacionado para a investigação e formação avançada nas diversas áreas das ciências sociais e humanas, destacando-se sobretudo devido à sua capacidade comprovada para desenvolver pesquisas inovadoras sobre a sociedade Portuguesa, nos seus diferentes aspectos, bem como sobre as transformações actuais a nível internacional. Por outro lado, o CES tem vindo a ter um papel crucial em questões de interesse público, nomeadamente no apoio à formulação de políticas públicas, novas formas de regulação, na relação entre o conhecimento científico e participação cidadã. 


Contactar:

Giovanni Allegretti | allegretto70@gmail.com

Neiara Morais | neiara@hotmail.com

Câmara Municipal de Cascais (Entidade Parceira)

A Câmara Municipal é o órgão executivo colegial dos municípios em Portugal, estando as suas atribuições, competências e forma de eleição previstas na Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro. A Câmara Municipal de Cascais é constituída, de momento, por um presidente e dez vereadores.

Ao longo dos seus 650 anos, Cascais tem sido um local de acolhimento de pessoas estrangeiras em busca de melhores condições de vida, daí que, no final da década de 80 a vila se caracterizasse por assimetrias graves, factor predominante para ocorrer um ponto de viragem. Já com modelos participativos de vanguarda o município legaliza 84% dos 257 bairros clandestinos e erradica os seus 127 bairros de lata. Sempre com as pessoas e para as pessoas, Cascais destaca-se pela forma participada com que resolve os seus problemas sociais ganhando inclusive o reconhecimento europeu pela forma como desenvolveu o seu processo de realojamento. Aos poucos consolidaram-se canais de participação, desde o Orçamento Participativo ao Balcão Único o Município vai assumindo que nada pode fazer pelas pessoas sem as Pessoas.


Em 2013 a Organização dos Serviços Municipais consolida o rumo da democracia participativa criando a Divisão de Cidadania e Participação - DCIP- cuja a missão é  "aumentar a participação dos munícipes na gestão do território, para uma intervenção municipal mais eficaz e mais  eficiente" .


Contactar:

Isabel Xavier | isabel.xavier@cm-cascais.pt

Câmara Municipal do Porto (Entidade parceira)

A Câmara Municipal do Porto, no âmbito da sua política de intervenção social com a missão de promover a inclusão e a coesão social no Concelho, aposta no desenvolvimento de projectos e iniciativas diversificados com capacidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos portuenses; na criação de parcerias, procurando alianças que complementem os serviços/intervenções com o objectivo de integrar a oferta, racionalizar recursos, complementar esforços de forma a aumentar os níveis de qualidade de serviço; e na disponibilização de uma panóplia de recursos infra-estruturais, abertos à cidade, tendo como propósito a optimização da intervenção social no Concelho do Porto de forma a melhor servir o cidadão.


Acreditamos que a base do sucesso da implementação dos projectos sociais e de desenvolvimento local é o trabalho em rede e a participação de todos os actores sociais. Com uma vasta experiência em projectos de intervenção comunitária baseados em modelos colaborativos, metodologias participativas e governação integrada, pretendemos continuar a aproximar-nos, cada vez mais dos munícipes, envolvendo-os na resolução dos problemas sociais da cidade.


Contactar:

Cláudia Costa | claudiasousacosta@cm-porto.pt 

Câmara Municipal de Odemira (Entidade Parceira)

Contactar:

Helder Guerreiro | helder.guerreiro@cm-odemira.pt

Câmara Municipal do Funchal (Entidade Parceira)

A Câmara Municipal é o órgão executivo colegial dos municípios em Portugal, estando as suas atribuições, competências previstas na Lei n.º 75/2013 de 12 de Setembro. A Câmara Municipal Funchal é constituída por um presidente e dez vereadores.


O Funchal, com os seus 506 anos, tem sido um local de acolhimento de pessoas, pelas suas características climatéricas bem como pelas suas paisagens. De tal forma que a sua vivência enquanto cidade se confunde como destino turístico.


O Município do Funchal, desde sempre, tem a preocupação de prosseguir politicas de caracter social que se refletem, por exemplo, nos prémios de “Autarquia mais familiarmente responsável, e o Prémio Viver em Igualdade da CIG.

Em 2014, o Funchal começou a desenvolver uma forte vertente de cidadania e democracia participativa de que o primeiro exemplo é o Orçamento Participativo. 


Contactar: 

Domingos Rodrigues | domingos.rodrigues@cm-funchal.pt